Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo do Estado de Alagoas assina transferência de R$ 47,5 milhões para o Ifal

Recurso será utilizado na construção de sedes definitivas de três unidades

por Jhonathan Pino publicado: 29/10/2021 16h18, última modificação: 29/12/2022 06h18

O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, e parte de sua equipe de gestão estiveram nesta sexta-feira (29) reunidos com o secretário de Educação de Alagoas, Rafael Brito, para assinatura dos Termos de Descentralização de Recursos do Governo do Estado. Trata-se de uma ação inédita que irá destinar aproximadamente R$ 47,5 milhões em recursos estaduais para o âmbito federal para a construção dos campi Batalha, Rio Largo e Santana do Ipanema.

Na ocasião, Carlos Guedes pontuou que a destinação destes recursos é proveniente não só da vontade política do governador Renan Filho, como também de toda a equipe da Secretaria de Educação, que se empenhou para que a ação se efetivasse. Segundo o gestor do Ifal, o montante irá atender a três unidades que ainda não tem as instalações definitivas.Prédios seguirão modelos já instalados nos campi Arapiraca, Maragogi, Murici, Coruripe e São Miguel dos Campus.jpg

“Foram quase quatro meses de conversas com os agentes políticos, com a bancada federal e estadual, além de dois eventos com o governador, que se sensibilizou para a importância do investimento nos institutos federais. Mas é claro que muitas vezes quem acompanha de longe, não conhece os bastidores para chegarmos até aqui e conseguirmos essa transferência de recursos, que acontece pela primeira vez no Brasil”, comentou o reitor.

Os prédios definitivos seguirão o modelo padrão dos institutos federais. Todas as sedes irão dispor de auditório, biblioteca, bloco pedagógico (salas de aula, laboratórios de formação geral, laboratórios de informática, salas administrativas), cozinha/cantina/vivência, ginásio de esportes, laboratórios especiais, garagem/almoxarifado, guarita, subestação e hall de entrada.

Gestores apontam avanços na educação do estado

Além dos pró-reitores de Ensino, Cledilma Costa; Extensão, Elisabete Duarte; Administração, Heverton Lima e Desenvolvimento Institucional, Edja Laurindo, membros do Gabinete e da Secretaria Executiva do Ifal, Zoroastro Neto e Wellington Spencer, respectivamente, presenciaram a solenidade. Eles também estavam acompanhados dos diretores das três unidades beneficiadas pelos recursos provenientes do estado de Alagoas.Ao lado das pró-reitoras, Gilberto Neto relata que apenas o Campus Santana do Ipanema atende ao menos 21 municípios de Alagoas.JPG

Gilberto Neto, diretor do Campus Santana, comentou que a obra da sede definitiva irá atender a alunos de ao menos 21 municípios do Médio Serão de Alagoas. As obras da unidade devem começar no próximo ano, após a finalização do projeto executivo.

“Estamos trabalhando no município desde 2010, ainda em condições provisórias. Eu já estou na segunda gestão e vejo a construção da sede definitiva como a realização de um sonho”, comentou.

Mais adiantados estão os campi Batalha e Rio Largo, que já licitaram as empresas e aguardavam os recursos para o início das obras. Estas devem ter início ainda esse ano.

“Hoje é um dia que vai ficar guardado nos anais do Ifal. O trabalho que o governo do estado tem feito na educação é assustador, no bom sentido, e isso tem impacto sobre todos nós. No início, quando surgiu essa oportunidade, eu coloquei em dúvida, mas hoje, eu só tenho que expressar a gratidão”, comentou o diretor de Rio Largo, Edel Alexandre.Carlos Guedes agradeceu ao desempenho das servidoras do Estado para fazer com que a ação desse certo.jpg

Ao lado deles, o diretor da unidade de Batalha, Marcos Serafim, também disse reconhecer os avanços que Alagoas vem tendo na área da Educação e surpreendeu-se que à frente da secretaria esteja um de seus ex-alunos, Rafael Brito.

“Eu acho que a inquietação que eu tinha antes, na época da escola, é a razão para que eu possa colocar hoje as coisas para frente. Depois que você vem para cá [Secretaria de Educação], é que se percebe como é do trabalho dos professores, em sua grande maioria, que são sentidos os avanços na sociedade. Fazer parte disso, para mim, tem sido gratificante”, respondeu o secretário.