Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governança pública é tema de campanha da CGU

Governança pública é tema de campanha da CGU

publicado: 10/01/2023 15h12, última modificação: 10/01/2023 15h12

Por Camylla Klévia (estagiária de jornalismo)*

Para iniciar o ano com chave de ouro, o tema escolhido pela Controladoria-Geral da União (CGU) para ser abordado no mês de janeiro, na Campanha Integridade Somos Todos Nós, é Governança.

A base da palavra governança é originada em um vocábulo grego que significa direção. Sendo assim, a melhor definição para o termo é dirigir, através dos mecanismos de liderança, estratégia e controle, as instituições para que estas tomem as melhores decisões no processo administrativo, fazendo com que essas escolhas facilitem a chegada de serviços públicos de qualidade e sem burocracia a todos os cidadãos.

Entre os princípios da governança pública estão a capacidade de resposta, a integridade, a confiabilidade e a transparência. Somados, esses aspectos garantem o acesso dos cidadãos às informações com total legitimidade, resultando em uma atuação clara, precisa, segura e eficaz nas demandas necessárias, na prestação de contas e nos serviços ofertados pela administração pública.

Saiba mais sobre governança acessando o site do Governo Federal.

Fique por dentro da Campanha Integridade Somos Todos Nós através do site do Governo Federal e da página de integridade do Ifal.

*Sob a supervisão de Bruno Andrade