Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores, docentes e TAE's se unem para garantir sucesso do ensino remoto no Ifal

Esforço coletivo envolveu tomada de decisões, ações de divulgação, concessão de benefícios e preparação para uso de novas metodologias

por Roberta Rocha publicado: 28/09/2020 16h30, última modificação: 28/09/2020 17h12

Uma comunidade pega de surpresa pela necessidade de suspensão das atividades acadêmicas, as incertezas do período de pandemia, o desafio institucional de ressignificar sua atuação e se adaptar a uma nova realidade, a preparação cuidadosa para as mudanças que viriam, a expectativa do reencontro. Esse é o conjunto de sensações retratadas no vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Instituto Federal de Alagoas – Ifal sobre o início do ensino remoto emergencial.

A produção audiovisual foi lançada nesta segunda-feira (28), mesma data em que o instituto começou o repasse, à gestão das unidades de ensino, dos 1.350 tablets do primeiro lote de distribuição para garantir a conectividade de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Outros 900 tablets, além de chips telefônicos com pacote de dados móveis de 40GB, já foram comprados e estão sendo aguardados pela instituição nos próximos dias.Entrega de tablets

Receberam os equipamentos até então os campi Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Coruripe, Satuba, Marechal Deodoro, Penedo, Murici e Maragogi. Para evitar aglomeração, a Diretoria de Política Estudantil do Ifal e as Assistências Estudantis dos campi planejaram um cronograma de entrega. Confira aqui.

Conectividade - Todo o processo de concessão desses benefícios segue a Resolução n°46/2020 e a Instrução Normativa n°02/2020, que tratam dos procedimentos para proporcionar meios de manutenção do vínculo institucional e desenvolvimento das atividades acadêmicas remotas a discentes sem condições de acesso à internet, por meio da adesão a políticas de conectividade.

As duas iniciativas em vigência na instituição são o Projeto Alunos Conectados, proposta do Ministério da Educação focada na distribuição de chips telefônicos de 40GB, e o Auxílio Conectividade, programa envolvendo doação de tablets ou auxílio financeiro de R$600,00 para compra do equipamento, além da oferta de R$70,00 para contratação de serviço de internet fixa ou móvel. As unidades de ensino têm lançado editais com calendários específicos e avaliado, de forma autônoma, o quantitativo de estudantes contemplados.

Início do ensino remoto – Além dos servidores envolvidos na concessão dos benefícios, na compra e distribuição dos equipamentos e na campanha de divulgação das ações, gestores e professores estão aliados em um esforço de diversas frentes para superar os obstáculos e reestabelecer as atividades acadêmicas.

Desde 31 de agosto, o retorno gradual dessas atividades está autorizado nos campi do Ifal, por meio da Deliberação nº 58/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. As diretrizes institucionais para o ensino remoto emergencial haviam sido aprovadas na Resolução nº 50/2020, do Conselho Superior da instituição. Até chegar à regulamentação, diversas reuniões foram realizadas, negociações nos órgãos colegiados e implementação de grupos de trabalho para considerar todas as precauções a serem adotadas no retorno.

Ensino remoto emergencial“O planejamento do ensino remoto emergencial foi construído com muita cautela e responsabilidade, por meio de ações institucionais que buscaram o melhor caminho possível para a retomada do vínculo entre estudantes e o Ifal. Nesse sentido, promovemos o diálogo com a comunidade acadêmica de todos os campi, como também realizamos a formação docente em serviço, além de termos garantido a manutenção dos auxílios da Assistência Estudantil vigentes e o lançamento do auxílio conectividade com a oferta de chips e tablets para atender a essa demanda emergencial”, afirmou o reitor Carlos Guedes.

A legislação aprovada deu suporte legal ao início das aulas remotas, mas mesmo antes disso os docentes já vinham sendo preparados pela Pró-Reitoria de Ensino para as especificidades do novo formato de atuação. Durante o período de suspensão das atividades acadêmicas decorrente da pandemia do Covid-19, a formação continuada de professores promovida pela Pró-reitoria abordou a temática “Práticas pedagógicas e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem”, com cursos sobre Metodologias Ativas, ferramentas tecnológicas educacionais e o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA da instituição.

“O programa de formação continuada possibilitou aos professores participantes repensarem seus planejamentos e uma busca por uma integração disciplinar, tendo em vista que o processo de aprendizagem das novas práticas de ensino tem sido permeado por discussões e reflexões sobre a docência, planejamento e novas tendências educacionais frente aos desafios impostos à Educação para o século XXI”, destacou a pró-reitora de Ensino do Ifal, Cledilma Costa.

Confira o vídeo do Departamento de Comunicação e Eventos com um panorama geral do ensino remoto emergencial:

Em breve, uma matéria no portal institucional vai abordar as experiências de ensino remoto iniciadas na instituição sob o olhar de docentes e estudantes, bem como o comprometimento dessas categorias para também fazer o retorno às aulas dar certo.