Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestão da Reitoria realiza visita técnica ao curso técnico em Edificações

Gestão da Reitoria realiza visita técnica ao curso técnico em Edificações

Reunião elencou demandas pontuais e discutiu encaminhamentos

por Melissa Menezes publicado: 27/12/2022 09h07, última modificação: 27/12/2022 09h07

Em reunião técnica, a gestão da Reitoria, a Direção Geral do Campus Maceió e a coordenação e professores do curso Técnico em Edificações se reuniram na tarde desta segunda-feira, dia 26, no Laboratório de Solos, do Campus Maceió. Em pauta, demandas associadas à gestão de pessoas, soluções em TI,  infraestrutura e obras. A visita faz parte de um cronograma de visitas da Reitoria às coordenações do Campus Maceió, que neste ano já contemplou as coordenações dos cursos de Estradas, Mecânica, Sistema de Informação, Turismo e Hotelaria, Eletrônica e Design de Interiores. Nos campi, essa iniciativa acontece por meio da ação Reitoria no Campus, que neste mês, visitou o Campus Penedo.

Na ocasião, a coordenadora do curso, professora Celene Alves, apresentou um levantamento de solicitações apontadas pelos docentes de Edificações ao reitor do Ifal, Carlos Guedes, que se fez presente junto a sua equipe de pró-reitores, chefes de departamento e a diretora de Gestão de Pessoas. Ao final da apresentação, a professora entregou um relatório impresso mais detalhado, para análise e providências por parte do reitor.

Atualmente, o curso Técnico Integrado em Edificações possui 3 entradas por ano letivo, somando quatro turmas no turno matutino e três turmas no turno vespertino, e em ambos os turnos, apresenta um baixo índice de desistência.

Para o reitor do Ifal, as visitas técnicas reafirmam o compromisso e a responsabilidade do trabalho da sua gestão, iniciada há 3 anos e meio. “Certamente é uma alegria poder estar de forma presencial visitando as instalações e as coordenações dos cursos, não só do campus Maceió, mas de todos os campi do Ifal. Nesses quase quatro anos de gestão, enfrentamos o desafio de uma pandemia (que ainda não acabou), que nos trouxe o ensino e o trabalho remotos, o retorno à presencialidade e neste último ano, os percalços com os bloqueios orçamentários. Mas temos a consciência tranquila de que o Ifal não parou nesse período e que nossos gestores trabalharam e continuam a trabalhar, de forma intensa e com responsabilidade, para garantir a permanência e o êxito de nossos estudantes em todas as unidades da nossa Instituição”, afirmou o reitor.

Para 2023, a previsão do reitor é concluir o calendário de visitas aos campi e avançar nas reuniões técnicas, no intuito de promover a escuta ativa de professores e técnicos administrativos da instituição que lidam diariamente com os desafios de promover a Educação pública, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada ofertada pelo Instituto Federal de Alagoas.

Curso Integrado em Edificações - O acesso ao curso se realiza por meio de processo seletivo aberto ao público, a candidatos que tenham concluído a última etapa do ensino fundamental ou equivalente. O concluinte do Curso Integrado em Edificações está apto a desenvolver e executar projetos de edificações; planejar a execução e a elaboração de orçamento de obras; desenvolver projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações; e coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Ele também poderá atuar em empresas de construção civil, escritórios de projetos e de construção civil, canteiros de obras e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento.