Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geografia, arte e fotografia: professora do Campus Coruripe lança livro na Bienal
conteúdo

Notícias

Geografia, arte e fotografia: professora do Campus Coruripe lança livro na Bienal

Atividade acontece neste sábado, 9, a partir das 16h30

publicado: 06/11/2019 12h22, última modificação: 06/11/2019 12h26

Geo-Foto-Grafia: narrativas espaciais nas imagens de Sebastião Salgado”. Este é o título da obra que será lançada neste sábado, 9, a partir das 16h30, durante a 9ª Bienal Internacional de Alagoas, no estande da Edufal (Espaço Armazém). O livro tem como autora a professora do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Coruripe, Flora Pidner, e apresenta um diálogo entre a Geografia e a Arte da fotografia por meio de imagens de Sebastião Salgado, as compreendendo como representação do espaço geográfico, a partir das ideias de Milton Santos.

Publicado pela editora EdUFBA, o livro tem em seu escopo a compreensão das relações intersubjetivas dos eventos geo-fotográficos, recortes espaço-temporais, que revelam o instantâneo e a memória que as fotografias carregam como arte e como documento, sobrepondo saberes, expressões e denúncias.

 “Salgado produz uma cartografia imagética global da superexploração e de diferentes faces da migração. Tal universo fotográfico foi interpretado a partir da intencionalidade do fotógrafo-viajante e também da perspectiva dos fotografados, representados por entrevistas realizadas com membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) sobre o projeto 'Terra', além dos espectadores das imagens, que abriram horizontes interpretativos”, explica a docente. Flora Pidner atualmente é professora do Campus Coruripe.jpg

Esta é a segunda obra de Flora, que anteriormente participou como organizadora do livro: “Geografia, Literatura e Arte – Inspirações para construir diálogos”, em parceria com a professora Maria Auxiliadora da Silva e tendo também como editora a EdUFBA.

 Com o tema: “Livro Aberto: Leitura, Liberdade e Autonomia”, a Bienal está ocorrendo no histórico bairro do Jaraguá até 10 de novembro. Na programação: palestras, conferências, bate-papos, oficinas, seminários, entre outras atrações. E é pela grandiosidade da Bienal que a docente ratifica que este é o melhor lugar para fazer seu lançamento em Alagoas. “Ontem estive na Bienal e pensei na emoção de fazer este lançamento. O estande da Edufal está lindo esteticamente e muito organizado também. Alagoas é minha nova morada. É o lugar que me abraça, então lançar este livro aqui me deixa muito feliz”, diz Flora.

registrado em: ,