Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fórum das Engenharias de Alagoas debate novas diretrizes educacionais para os cursos de graduação
conteúdo

Notícias

Fórum das Engenharias de Alagoas debate novas diretrizes educacionais para os cursos de graduação

Evento terá transmissão ao vivo do canal do Youtube do Ifal

publicado: 03/08/2021 09h18, última modificação: 03/08/2021 09h18

Leonardo Teles - estagiário de jornalismo

Nos próximos dias 11, 12 e 13 de agosto, o canal do Youtube do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), transmite o Fórum das Engenharias de Alagoas, sempre das 15h às 17h. O evento contará com um conjunto de palestras de professores de universidades de todo o país, sendo a primeira delas com professor Antônio Carlos Seabra, professor efetivo e presidente da Comissão de Graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que na cerimônia de abertura abordará a Modernização e o Futuro das Engenharias em Alagoas, com destaque para as novas diretrizes educacionais para os cursos de graduação em engenharia do Conselho Nacional de Educação (CNE).

No segundo dia evento, 12, acontece uma roda de experiências com as presenças dos professores Helder Vinícius Galleti, da Universidade Federal de São Carlos; Patricia Maggi, da Universidade Positivo; Walter Macedo, do Instituto Federal da Paraíba, além da moderação do professor Wellinsilvio Costa dos Santos, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).atividades dia 11.jpg

Para o último dia, 13, a mesa de encerramentos terá a presença de membros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Alagoas (Crea-AL), da presidente Rosa Maria Tenório e dos professores Flávio Barbosa e Alexandre Cunha, representantes da Ufal e Ifal no CREA, respectivamente, debatendo o futuro das Engenharias em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

De acordo com o Prof. Marcio Yabe, membro da Comissão Institucional das Engenharias do Ifal, organizadora oficial do evento, a finalidade é estabelecer um Fórum das Engenharias no Estado de Alagoas.

“Mas a prioridade mesmo é debater a modernização e o futuro das engenharias, e respectivos cursos de graduação, com base nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de engenharia, a Resolução nº 2/2019, do Conselho Nacional de Educação. Queremos conhecer as experiências e os desafios enfrentados pelos nossos convidados”, ressalta o professor.

O evento organizado pelo Ifal conta com os apoios institucionais da Ufal e do CREA. As inscrições e certificações são gratuitas. Basta clicar aqui.