Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festival Revoada de Cinema realiza formação de alunos nos campi Maceió e Benedito Bentes

Oficinas integram ações realizadas em bairros da capital alagoana e encerram com festival no Benedito Bentes

publicado: 16/11/2022 09h36, última modificação: 16/11/2022 09h49

Seguindo o cronograma de ações ao longo deste mês de novembro, o ‘Festival Revoada de Cinema’ irá pousar, nos próximos dias, em dois campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Maceió e Benedito Bentes. Nas unidades de ensino, serão realizadas oficinas de interpretação e de direção audiovisual, que integram as ações realizadas nos bairros da capital alagoana e que encerram com um grande festival de cinema, a ser realizado do dia 23 ao dia 27 deste mês.

Voltadas para os estudantes de Ensino Médio Técnico do Ifal, as oficinas ocorrem, simultaneamente, do dia 21 ao dia 25, com direito a certificado. Elas serão ministradas por dois grandes nomes do audiovisual de Alagoas: o diretor de cinema Nivaldo Vasconcelos e o ator Luciano Pedro Jr. Nivaldo Vasconcelos realiza Oficina Sobre-voar.jpg

Os estudantes do Ifal Maceió participarão da Oficina de Direção audiovisual ‘Sobre-voar - da Ideia às Telas’, com o diretor, roteirista, editor e fotógrafo Nivaldo Vasconcelos. A oficina pretende explorar o desejo de falar através de imagens, entender – e experimentar – as etapas da produção de uma obra audiovisual e, principalmente, estimular o exercício de direção como um processo de composição artística autônoma e livre. Para esta oficina, as inscrições acontecem por meio de formulário eletrônico.

Já os estudantes do Campus Benedito Bentes farão a oficina de interpretação ‘Revoada de Uirapurus’, com o pesquisador das artes, ator de cinema e de teatro, Luciano Pedro Jr. A ‘Revoada de Uirapurus’ é voltada para pessoas com interesse em atuação no cinema. Ela busca, através da fauna brasileira, evocar uma corporalidade cênica, tendo como referência o pássaro Uirapuru, que virou uma lenda latino-americana.

Os Instrutores

Nivaldo Vasconcelos é alagoano, natural da cidade de Chã Preta. Artista de múltiplas linguagens, atua como diretor, roteirista, fotógrafo e editor, ele é autor de curtas como: “MWANY”, “Noturna”, “À Espera”, “Teresa”. Ao lado do ator Bruno Alves, Nivaldo comanda o Coletivo Volante de Teatro, que já estreou espetáculos como “Volante” e “Manso e Humilde de coração”.Luciano Pedro Jr realiza Oficina Revoada de Uirapurus.jpg

Luciano Pedro Jr. é um ator alagoano, de cinema e teatro. Pesquisador das artes cênicas, Luciano desenvolve um trabalho de oficinas artísticas voltadas para o campo da performance e interpretação. Integra o elenco de diversos curtas, tais como: “Avalanche”, do diretor Leandro Alves; Abodô, das diretoras alagoana e pernambucana Bruna Leite e Cecília Da Fonte; e “O Primo Holandês”, de Nuno Balducci. Além disso, Luciano Pedro Jr. atuou em longas premiados como “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, e também “Fim de Semana no Paraíso Selvagem”, de Pedro Severien.

Serviço:

Oficina SOBRE-VOAR - da Ideia às Telas, com Nivaldo Vasconcelos

De 21 a 25 de novembro, a partir das 9h, no Campus Maceió

Oficina Revoada de Uirapurus – com Luciano Pedro Jr.

De 21 a 25 de novembro, a partir das 9h, no Campus Benedito Bentes