Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Feira Brasileira de Ciências e Engenharia abre inscrições para edição de 2021

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia abre inscrições para edição de 2021

por Jhonathan Pino publicado: 28/09/2020 12h46, última modificação: 28/09/2020 12h46

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, está com inscrições abertas para a 19ª  edição da mostra de projetos, maior evento do gênero no país. Os projetos podem ser submetidos até o dia 30 de novembro de 2020, pelo site, utilizando o sistema de submissão eletrônica. Acesse a página para inscrições.

Diante das incertezas em relação ao controle da pandemia, a Febrace está preparando sua mostra de projetos em 2021 no formato virtual entre os dias 15 e 27 de março. Os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos, diretamente de casa, para professores e pesquisadores, participar de palestras e expor suas ideias ao público por meio da mostra virtual de projetos.

Além disso, pensando em fortalecer os laços da comunidade brasileira de feiras de ciências em tempos de isolamento social, a Febrace está organizando uma série de encontros virtuais ao longo de 2020, estimulando professores e estudantes na continuidade das pesquisas de modo seguro.

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes devem ter no máximo 20 anos. Os projetos podem ser realizados de modo individual ou em grupos de até 3 pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

Nessa primeira etapa de seleção, aproximadamente 300 professores universitários e pesquisadores de diferentes universidades no Brasil avaliam os projetos e escolhem cerca de 300 finalistas para participarem da mostra virtual, em março de 2021. Os critérios utilizados são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto.

Durante a mostra, os estudantes são avaliados por um corpo de mais de 300 professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria, estes são contemplados com troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas também oferecem prêmios, como: estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.

O grande destaque fica para o prêmio Regeneron ISEF, que oferece credencial e estadia para os estudantes de nove projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), que em 2021 tem previsão de ser realizada no mês de maio, nos Estados Unidos.

Ifal na Febrace

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) já tem tradição na participação do Febrace. Nos últimos cinco anos, duas equipes, das unidades de Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema, concorreram, as iniciativas as iniciativas "Recicle - reaproveitamento de circuitos e componentes eletrônicos" e “"A educação financeira como ferramenta de formação de cidadãos conscientes"”, respectivamente, participaram da votação online, entre os melhores projetos.

No ano anterior o Campus Palmeira recebeu três prêmios, com a pesquisa intitulada: “Avaliação da atividade inseticida de extratos orgânicos da Jatropha Gossypiifolia (pinhão-roxo) frente ao Aedes aegypti e Sitophilus Zeamais”. O projeto foi reconhecido com o 3º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, o destaque da federação) e o prêmio Marília Chaves, atribuído pelo Grupo de Estudos de Gênero da Poli-USP (Poligen).

Em 2018, o projeto “Genuíno Rescue”, que propõe o aprimoramento dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também deu à unidade de Palmeira o prêmio “Destaque Unidades da Federação”.

Em 2017, o Campus São Miguel dos Campus recebeu duas medalhas e menções honrosas. Os projetos de extensão Estação Petrobio: uso sustentável do Esgoto” e “Hortas Suspensas Alternativas” ficaram com as quartas colocações em suas áreas. Além disso, o “Estudo Colaborativo em Aulas de Língua Portuguesa: uma estratégia docente/discente”, “Gerenciamento Ambiental do Campus São Miguel dos Campos” e “Educação Ambiental nas Escolas Públicas Municipais de São Miguel dos Campos” foram reconhecidos com menção honrosa.

Em 2016, o projeto “Aperfeiçoamento do amido termoplástico na produção de um bioplástico alternativo aos plásticos convencionais”, também do Campus Palmeira, foi selecionado como o melhor de Alagoas na competição e conquistou o quarto lugar do Febrace, na categoria Química.

Além das premiações, muitos dos estudantes foram credenciados para participar de eventos internacionais, como o Intel International Science and Engineering Fair 2019. Dá só uma olhada abaixo: