Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exame de Seleção: como pedir a isenção da taxa de inscrição?

Exame de Seleção: como pedir a isenção da taxa de inscrição?

Prazo para fazer o pedido e entregar a documentação no campus termina no dia 27 de setembro!
por Elaine Rodrigues publicado: 09/09/2019 11h11 última modificação: 11/09/2019 14h44

As inscrições estão abertas para o Exame de Seleção do Instituto Federal de Alagoas. E uma das dúvidas mais frequentes dos candidatos é como pedir a isenção da taxa de inscrição. Vamos explicar aqui como é o processo!

A taxa de inscrição para participar do Exame de Seleção do Ifal custa R$ 50. Mas candidatos com baixa renda têm direito ao não pagamento dessa taxa. De acordo com o edital, tem direito à isenção:

- Quem tem renda familiar per capita até R$ 1.497 e estudou todo o ensino fundamental ou ensino médio em escola pública;

- Quem tem renda familiar per capita até R$ 1.497 e estudou todo o ensino fundamental ou ensino médio em escola particular com bolsa integral.

Se você está em um desses requisitos, primeiro é preciso fazer a inscrição, no site exame.ifal.edu.br. O candidato deve se cadastrar no sistema, preencher os dados pessoais, fazer uma senha e ingressar com ela onde tem CPF e senha, no lado direito da página principal do exame.

Assim que ingressar, o candidato vai ver os editais que estão em vigência, primeiro aparece o edital para o ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio e depois aparece o edital dos cursos técnicos subsequentes, para quem já terminou o ensino médio.

O candidato vai ver a opção de se inscrever no edital e se inscrever como isento. Então, vai fazer a inscrição como isento, gerar o comprovante de inscrição, imprimir esse comprovante e imprimir também a 'Requisição da Isenção' referente à situação em que se encontra.

Confira mais informações sobre o exame de seleção!

Essa documentação deve ser entregue até o dia 27 de setembro em um dos campi do Ifal, com o restante da documentação necessária, prevista no Anexo 1 do edital, que é a seguinte:

Candidato que cursou todo o ensino fundamental/médio em escola da rede pública de ensino e com renda per capta de até 1,5 salário mínimo:

- Comprovante impresso da inscrição on-line.

- Original e fotocópia:

da Carteira de identidade;

do Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso o número não conste na Carteira de Identidade;

do Comprovante de Renda mensal per capta de até um e meio salário-mínimo, do candidato e de todos os membros da família que contribuam para seu sustento e dos seus dependentes legais;

ou Comprovante, em nome do candidato ou de seu responsável, de Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007;

- Original e fotocópia do Histórico Escolar ou Declaração original da escola pública em que cursou todo o ensino fundamental/ ensino médio, emitida em papel timbrado e devidamente carimbada;

Bolsista integral da rede privada e que tenha renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

Comprovante impresso da inscrição on-line.

- Original e fotocópia:

da Carteira de identidade;

- Original e fotocópia do Histórico Escolar ou Declaração original da escola privada em que cursou todo o ensino fundamental/ ensino médio, emitida em papel timbrado e devidamente carimbada.

Confira abaixo um vídeo produzido pelo Campus Santana do Ipanema que também explica como pedir a isenção da taxa de inscrição do Exame de Seleção do Ifal!

registrado em: ,