Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Ifal são pré-selecionados para olimpíadas internacionais de Astronomia

Instituto também teve destaques na Mostra Brasileira de Foguetes

por Elaine Rodrigues publicado: 06/08/2019 17h44, última modificação: 12/08/2019 09h30
Diego Alves

A dedicação aos estudos da Astronomia resultou na pré-seleção de 23 estudantes do Instituto Federal de Alagoas para a fase internacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Integrantes dos campi Arapiraca, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema se destacaram na disputa.

Agora, os estudantes pré-selecionados vão passar por uma avaliação e os aprovados vão compor as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2020, que incluem a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Os melhores classificados na fase online serão convidados para as provas presenciais, no início de 2020.

Em Arapiraca, o professor Fabiano Rodrigues deu o apoio à participação dos alunos e a lista de pré-selecionados contou com os estudantes Alisson José de Oliveira Santos, Arthur Brito Ribeiro, Carlos Eduardo Leonel dos Santos, Daniel Flávio de Oliveira Lima, Filipe de Barros Souza e Gustavo Eloizo Cavalcante Santos.

No campus Maceió, com a organização do professor Hélcio do Nascimento Júnior, se destacaram os alunos Anderson Gabriel Falcão dos Santos, Athaide Belo da Silva Santos, Breno Barbosa da Cunha, Caio Renan Pereira de C. Matos, Jadson Araujo Costa, Jairon Henrique Noia Batista, Joao Pedro Simoes da Silva Sousa, Jonas Cristian da Silva Santos, Leonam de Oliveira Silva e Oswaldo Giacomo Neto.

Em Maragogi, o professor Márcio Nascimento foi responsável pela preparação da etapa local. Foram pré-selecionados os estudantes Alexsander Barone Santos Ferreira, Mateus Rocha do Nascimento Silva e Pedro Lucas de Lima Teixeira.

No campus Palmeira, os estudantes contaram com a ajuda do professor Manoel Pereira da Silva Júnior. Felipe Rafael Sotero dos Santos, José Wellington de Oliveira Gonçalves e Paulo Victor Pereira Gonçalves se destacaram.

E em Santana do Ipanema, com a ajuda do professor Rodolfo Oliveira, o estudante Enatan Duarte Silva ingressou no grupo pré-selecionado para participar das olimpíadas internacionais.

Mostra Brasileira de Foguetes

O Ifal também contou com bons resultados na Mostra Brasileira de Foguetes. Nove estudantes foram convidados para participar da 22ª Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro.

Do campus Arapiraca, foram convidados Gilvana Suane Santos de Souza, Ana Larissa Almeida Rodrigues e Victória Dayane Santos Silva.

Do Ifal Maceió foram selecionados Lucas Walase Silva de Lima, Homero Domingos Ferreira e João Vinícius Barros de Araújo. E de Palmeira dos Índios, os estudantes Eloá Grace da Silva Constantino, Lorena Beatriz Costa Viana e Tony Miqueias Rocha Aureliano.

registrado em: