Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Ifal são campeões nacionais do eJIF nas modalidades LOL e Xadrez

Estudantes do Ifal são campeões nacionais do eJIF nas modalidades LOL e Xadrez

JOGOS ELETRÔNICOS

Com 23 alunos de seis campi, instituto teve os melhores resultados do país no LOL
publicado: 20/09/2021 17h48, última modificação: 20/09/2021 17h50
Seis campi do Ifal enviaram representantes à etapa nacional dos Jogos Eletrônicos

Por Camilla Bibiano – Estagiária de Jornalismo

Originados de seis campi, 23 estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram da etapa Nacional do eJIF GAMES 2021, os Jogos Eletrônicos dos institutos federais, que se encerraram na sexta-feira (17). Na fase final, os alunos alagoanos participaram das modalidades Free Fire, Xadrez e League of Legends (LOL), saindo campeões gerais nas duas últimas.

A conquista inédita enquadra o Ifal como o instituto federal com os melhores jogadores de LOL do país. Na impossibilidade de realização dos tradicionais JIFs, devido às medidas de distanciamento social impostas pela pandemia, a proposta de trazer os jogos em formato online veio com o objetivo de ajudar a promover a saúde mental dos estudantes. Também na tentativa de expandir o universo dos jogos eletrônicos, o eJIF trouxe essa prática para o ambiente escolar, além da vivência dos esportes considerados tradicionais.

A chefe da delegação do Ifal, professora Karinne Coelho, afirmou que o sucesso da participação alagoana foi graças ao esforço dos departamentos de educação física nos campi. “Nossa participação foi destaque nesta primeira edição, fruto da dedicação dos atletas e dos técnicos. Ressaltamos que os jogos eletrônicos fortalecem capacidades positivas na formação educacional e ganhamos aspectos como aumento da concentração, trabalho em equipe, pensamento estratégico e resolução de problemas”, comemora a docente.

O capitão da equipe de LOL, Yan Lucas, também se disse empolgado pela conquista e agradeceu por todo o apoio que os alunos receberam durante esse período. "É algo espetacular ganhar um campeonato de nível nacional representando Alagoas. Só tenho que agradecer aos meus companheiros de equipe, amigos e a organização desse campeonato que foi incrível. Gostaria também de agradecer ao nosso técnico e todo suporte que recebemos durante o torneio”, salienta.

Além do título de campeão geral por instituição no Xadrez, conquistado pelo Ifal, a atleta Raissa Baiense também garantiu uma premiação individual, consagrando-se como vice-campeã do xadrez feminino. Segundo a estudante, a competição foi intensa e imprevisível.

“Minha maior dificuldade foi manter a regularidade do desempenho, principalmente pelo fato do formato do torneio ser arena, mas no final deu tudo certo. Gostei muito da experiência de ter participado e estou muito feliz pelo meu resultado e pelo desempenho geral da equipe. Desde o início eu sempre soube que eu, o Josué e a Luyse éramos um trio muito forte e promissor e conseguimos mostrar isso em vários momentos, inclusive conseguimos ser a melhor equipe de todo o torneio juntando nossos resultados individuais. Para finalizar, quero agradecer aos técnicos Flávio e Karinne por todo o apoio e também parabenizar todos os outros membros da equipe que participaram”, ressaltou a estudante do Ifal Maceió.

Também participando da competição, o capitão da equipe de Free Fire, Vilker Santos, disse estar satisfeito com a atuação dos alunos, mesmo sem conseguir alcançar o objetivo de ser campeão. Ele ainda elogiou a organização do evento e acredita que a próxima edição será ainda melhor.

Os finalistas contaram com o acompanhamento de quatro docentes durante a competição: Karinne Coelho (Campus Arapiraca e chefe da delegação); Flávio Melo (Campus Palmeira dos Índios, técnico do Xadrez e chefe da delegação suplente); Douglas Henrique (Campus Santana do Ipanema e técnico do LOL); e Wcleuton Oliveira (Campus Penedo e técnico do Free Fire).

Do total de finalistas que competiram pelo Instituto, há representação estudantil dos campi Maceió, Penedo, Coruripe, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.