Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante cursa "Novos Caminhos" e decide montar o próprio negócio

Estudante cursa "Novos Caminhos" e decide montar o próprio negócio

por Roberta Rocha publicado: 25/08/2020 16h56, última modificação: 25/08/2020 18h02

Há cerca de três meses, as atividades do Programa Novos Caminhos iniciaram no Instituto Federal de Alagoas - Ifal. De lá para cá, já são mais de 3.600 pessoas atendidas em cursos gratuitos de formação inicial e continuada totalmente on-line. E a coordenadora do Novos Caminhos no Ifal, Dilliani Barros, garante que o sucesso da iniciativa não é apenas quantitativo. De acordo com os relatos recebidos pela profissional, são muitas histórias de vidas transformadas pelo acesso à educação profissional neste momento de pandemia.

Uma dessas trajetórias inspiradoras é a da estudante Jaqueline Gomes, que enviou um depoimento de Angra dos Reis - RJ, cidade onde mora, para contar como a experiência no curso de Auxiliar de nutrição e dietética serviu de estímulo para montar seu próprio negócio. Junto com a irmã, Jaqueline acaba de abrir um serviço de entrega de lanches a domicílio, com cardápio variado de quitutes preparados por ela. "Eu já tinha uma noção de cozinha, mas os conhecimentos [do curso] só agregaram mais. Me sinto confiante pra trabalhar na área de alimentação", comenta.

A dedicação e o compromisso com a rotina de estudos são traços de Jaqueline desde que começou a formação do Novos Caminhos no Ifal. "Costumo acessar meu curso quando eu acordo, porque se eu deixar para outro horário, eu esqueço, com a correria do dia a dia. Então eu abro o olho, a primeira coisa que eu faço é pegar no celular e já ver o e-mail que os professores mandam. Já acesso e levanto. Vou preparar meu café já vendo as aulas que são em vídeo. Depois quando eu tenho tempo, é que vou para as aulas de leitura", relata a jovem empreendedora.

Professora Fátima AmorimMas como é possível ter motivação para passar horas na frente do computador, aprendendo de forma remota? A professora do curso de Auxiliar de nutrição e dietética, Fátima Amorim, explica que a dinâmica do Novos Caminhos é muito movimentada, justamente para colaborar nessa tarefa.

"A gente coloca uma videoaula, dá material de apoio textual, usa um ou dois vídeos para ajudar na compreensão da temática e fazemos atividade. E tem o fórum, que faz com que o aluno pense e escreva o que ele entendeu, podendo contribuir ou dar sua avaliação sobre determinado assunto. Também fazemos um chat ao final de cada final de disciplina, alguns até com profissionais convidados", destaca.

Para a docente, a interação dos estudantes na plataforma tem surpreendido e ela comemora a possibilidade de conversar sem tanta formalidade, como se estivesse, de fato, em uma sala de aula presencial. Sobre o aprendizado, Fátima acredita na consistência da abordagem formativa. "Considero esse curso um intensivo. Não é algo que se diga que eles [os estudantes] vão ter 'noções'. Não, eles vão ter uma formação. Temos uma grade entre 10 ou 12 componentes curriculares. Desde que eles leiam os conteúdos, assistam as videoaulas, participem dos fóruns, estudem, eles têm condições de fazer concursos na área de alimentos, de trabalhar onde eles quiserem. Estamos dando todas as condições em termos de aula, de discussão e de material disponível para estudo", afirma.

Alcance da iniciativa - Outros aspectos positivos do Novos Caminhos vêm chamando a atenção dos envolvidos com o projeto. Jaqueline, por exemplo, não é a única estudante residente fora de Alagoas a se conectar com o conhecimento ofertado pelo Ifal por meio do programa. A forma como os cursos alcançaram um público tão diversificado e em tantos territórios do país superou as expectativas da coordenadora Dilliani Barros.

"A gente tem aluno da zona rural, aluno quilombola, aluno cadeirante, tem aluno que é catador de lixo e está fazendo o curso de gestão de resíduos. A gente tem alunos de todos os estados do Brasil. A gente tem aluno até do Uruguai. Então o alcance da ferramenta EaD é muito grande. O ensino EaD eu realmente considero que é o ensino do futuro", finaliza a gestora.

Sobre o programa - O Novos Caminhos é uma ação do Ministério da Educação voltada a promover a educação profissional e tecnológica a distância em todos o país, durante o período de isolamento social em razão da pandemia de coronavírus.

As vagas no Ifal foram ofertadas, via sorteio eletrônico, por meio dos editais nº 63/2020 da Pró-reitoria de Ensino e nº 08/2020, da Pró-reitoria de Extensão. Os cursos possuem carga horária entre 160h e 300h, contemplando diversas áreas do conhecimento. Saiba mais na página do Novos Caminhos - Ifal.

Veja o vídeo com o depoimento da estudante Jaqueline Gomes: