Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do Campus Viçosa é única do estado classificada em Maratona de tecnologia da Unicef Samsung

É a segunda vez consecutiva que unidade consegue o feito

publicado: 14/11/2019 12h50, última modificação: 21/11/2019 09h52

Na última sexta-feira, 8, alunos do Campus Viçosa, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), receberam a informação de que haviam sido selecionados para participar da 2ª etapa da Maratona Unicef Samsung: Tecnologias Móveis nas Escolas. A iniciativa pretende reunir estudantes, professores, programadores e designers com o objetivo de desenvolver protótipos de aplicativos para dispositivos móveis que serão usados, em escolas públicas. Nesse ano, as propostas deveriam atender as áreas de conhecimento do Ensino Médio previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A proposta dos alunos do Curso Integrado de Informática para internet, Deivid Nicolas Assis, Maria Eduarda Oliveira, Sâmara Silva Miranda, Severino Tenório, além da professora Emanuele Tuane Silva, denominada English Talkers, é uma aplicação mobile para estudantes do ensino médio que possui um assistente integrado e que deve auxiliar o aluno no estudo de língua inglesa, além de contribuir para o aprendizado de cartografia e aspectos culturais dos países apresentados pelo aplicativo. Eles justificaram que iniciativa foi pensada porque o Brasil se encontra em uma das piores posições no ranking Education First (EF), do exame de proficiência na língua inglesa.

Professora integrante da equipe, Emanuele explica que a ideia da aplicação é desenvolver conversa entre o usuário e o assistente, para que o usuário seja introduzido aos aspectos culturais de países, como também da do idioma anglo-saxão. “Logo, além de oferecer aulas de inglês, o aplicativo ensinará um pouco sobre a cultura de massa, capitais, clima e localização cartográfica dos países nativos de língua inglesa”, explica.

Na segunda-feira, 11, já teve início a etapa de mentoria e desenvolvimento do aplicativo. Nessa etapa, os alunos terão até o dia 27 de março de 2020 para o desenvolvimento e teste do protótipo e no mês abril ele deverá ser apresentado, em São Paulo.

“No momento, a gente está selecionando todos os assuntos que serão abordados dentro do aplicativo e mapeando como será o encaminhamento do aluno dentro do aplicativo. Depois vamos começar a desenvolvê-lo, de fato”, enfatiza Emanuele.

Tradição na Maratona

Essa foi a segunda vez consecutiva que a Unidade de Viçosa conseguiu aprovar uma proposta para a etapa seguinte. Em 2018, três equipes do campus ficaram entre as 32 selecionadas. Eles desenvolveram os aplicativos  Geory, Marte e PortMat, que propunham a melhoria da aprendizagem dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Geory, por exemplo, trata de um aplicativo que  ensina sobre Geografia e dispõe de variadas atividades referentes à aprendizagem da disciplina. Marte é voltado para o ensino da Matemática e Artes. Já o PortMart, para o aprendizado de Português e Matemática.

Além de receberem prêmios de 1 R$ mil reais, como forma de reconhecimento dos aplicativos, as equipes classificadas também participam de visitas ao Mercado Livre (empresa de comércio eletrônico) e às instalações da Samsung.

“Ter uma equipe selecionada para participar da maratona Samsung é muito gratificante, porque mostra que a mudança pode vir de campi pequenos como o nosso, de pessoas que viveram suas vidas todas no interior. O Ifal oferece muitas oportunidades de mudança de vida e conhecimentos. Eventos como esse despertam o lado criativo dos alunos, fazendo com que eles pensem em soluções para problemas reais. Além disso, os alunos podem colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, indo além da teoria. Vivenciando novas experiências e tendo contado direto com empresas de tecnologia”, pontua a professora integrante do grupo.

Confira a lista de selecionados.

registrado em: ,