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Ensino remoto no Ifal: os esforços para conectar a instituição

por Roberta Rocha publicado: 07/10/2020 17h53, última modificação: 08/10/2020 09h58

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal concluiu, na última semana, a entrega do primeiro lote de tablets aos campi da instituição. Os 1.350 equipamentos em questão estão sendo repassados a estudantes contemplados pelo Auxílio Conectividade, política institucional voltada a garantir acesso à internet para discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e permitir o acompanhamento das atividades de ensino remoto nas unidades de ensino.

Outros 900 tablets chegarão ainda esta semana, de acordo com a diretora substituta de Políticas Estudantis do Ifal, Jordana Rangely. Os programas de conectividade da instituição preveem ainda distribuição de chips telefônicos com pacote de dados móveis de 40GB, auxílio financeiro para contratação de serviço de internet fixa ou móvel e para aquisição de tablet, a depender da avaliação realizada pelo Serviço Social de cada campus. 

"Na primeira etapa, voltada a quem já recebia auxílio da Assistência Estudantil, ocorreu a adesão de 4.307 estudantes. Na segunda etapa, referente a estudantes em lista de espera da Assistência, a previsão é de que 1.092 estudantes sejam atendidos, enquanto na terceira etapa a previsão será atender 726 estudantes. E os campi estão fazendo uma nova chamada para aqueles que perderam o prazo na primeira e segunda etapas", explica a diretora.

A concessão dos benefícios é uma das ações do Instituto focadas no reestabelecimento das atividades acadêmicas, mas operacionalizar o acesso ao ensino remoto não tem sido a única preocupação institucional. Iniciativas de acolhimento e que facilitam a integração da comunidade acadêmica estão ocorrendo em todo o Instituto, desde a realização de eventos de ambientação pelas equipes pedagógicas e direção-geral dos campi, o suporte emocional ofertado pelo grupo de Psicologia do Ifal, até a criação de grupos em redes sociais para envolver pais e responsáveis.

Apoio na fase de adaptação - Que cuidados o momento exige, além das condições materiais de retorno às aulas? Com essa preocupação, profissionais da Psicologia do Instituto estão focados em atender demandas relacionadas à saúde mental, às possíveis dificuldades de aprendizagem dos estudantes na oferta virtual de aulas e à adaptação ao ensino remoto no contexto da pandemia.

Representante do grupo de Psicologia do Ifal no Forpae, Bárbara Guerreiro"A instituição está garantindo a conectividade dos estudantes, para não deixar ninguém para trás. Houve um esforço institucional muito válido, muito positivo e acho que tem que ser valorizado essa preocupação de prover as condições de acesso para o estudante. Mas podem acontecer os percalços. Eles podem não se adaptar, podem ter questões familiares que dificultem o acesso ao ensino remoto, como casas pequenas, de poucos cômodos e muitos familiares. Ou criança em casa, a mãe que chama para ajudar nas tarefas domésticas, o pai que chama para ajudar na roça, as atividades laborais que funcionam no ambiente de casa, quando a mãe é cabelereira, por exemplo. Então é necessário o cuidado para não assumir uma posição meritocrática, de achar que porque a instituição está oferecendo as condições, se o estudante não tiver bom desempenho acadêmico, é culpa e demérito dele", defende a representante do grupo da Psicologia no Fórum Permanente de Assistência Estudantil (Forpae) do Ifal, Bárbara Guerreiro.

A profissional aponta como as particularidades do contexto familiar, das condições de vida e moradia e as situações de violência doméstica e alcoolismo dentro de casa podem interferir na qualidade do ensino remoto, no processo de ensino-aprendizagem como um todo. "O grupo de Psicologia do Ifal está atento, está sensível a essas demandas. É uma nova dinâmica, então tem a adaptação à aprendizagem em aulas virtuais, mas não é só uma questão cognitiva, pedagógica. Envolve a saúde mental. Até porque estamos no meio de uma pandemia, que gera processos de ansiedade, de angústia. Há parentes adoecendo, os próprios estudantes estão adoecendo com coronavírus. Tem o medo de pegar a doença, o medo de morrer, o medo de perder alguém, tudo isso é gerador de ansiedade e esse processo de ensino remoto também gera uma ansiedade", detalha.

"Nesses tempos de ensino remoto, a conectividade em si não garante a qualidade do processo ensino-aprendizagem, porque tem outras condições psicossociais que interferem nesse processo. Aí entra a Assistência Estudantil, com o objetivo de promover as condições de permanência e conclusão com êxito do estudante", reforça a psicóloga.

Atualmente, o Ifal possui 14 profissionais da Psicologia em atividade, capacitados para prestar atendimento a esses casos mencionados. Desde a suspensão do calendário acadêmico da instituição, o grupo tem atuado com atendimento on-line, além de criar um e-book com dicas de como lidar com a quarentena. Com a retomada virtual das aulas, os atendimentos serão mantidos de forma remota e novos conteúdos serão produzidos pela equipe para o instagram @psicologiaifal, onde também é possível conferir o e-mail institucional dos profissionais de cada unidade. 

"Estamos à disposição dos estudantes. Sabemos que o ensino remoto pode produzir angústia e aqueles que tiverem problemas de adaptação, se tiverem dificuldades, procurem a instituição, que a Psicologia está de portas abertas para ajudar. Se eles pensarem em desistir do curso, pedimos que conversem com a gente, nos deem a oportunidade de saber o que é que eles estão pensando, como é que a gente pode ajudar para que esse processo de transição ao ensino remoto seja um pouco mais leve, seguro e de qualidade", destacou Bárbara. 

Como os psicólogos e psicólogas trabalham no Ifal de forma articulada com equipe pedagógica, Departamento de Ensino e corpo docente, o atendimento não acontece apenas por demanda espontânea, isto é, quando os próprios estudantes procuram os profissionais. Caso professores e demais servidores tenham conhecimento de discentes passando por dificuldade, podem encaminhar para a Psicologia.

O grupo também costuma realizar busca ativa de estudantes. Exemplo disso é o caso do Campus Penedo, onde Bárbara atua, que elaborou um questionário eletrônico para identificar possíveis demandas que precisem de intervenção profissional nesse período. "No levantamento, a assistente social Kamilla Alves e eu inserimos perguntas relacionadas à evasão, ansiedade, situações de violência, uso abusivo de álcool e outras drogas, se algum parente havia perdido emprego, se tinha caído a renda familiar durante a pandemia. No próprio questionário de conectividade aplicado anteriormente, havia pergunta sobre questões familiares no contexto do ensino remoto. E o campus conseguiu alcançar 100% dos estudantes, porque quem não respondeu on-line, a gente ligou e com quem não conseguimos contato telefônico, fizemos visitas", conta. 

Experiências positivas – O suporte no processo de implantação do ensino remoto no Ifal vem sendo oferecido também a pais e responsáveis legais do estudantes. Alguns campi criaram grupos virtuais para dialogar com esse público e manter a comunidade acadêmica mais conectada.

Em Coruripe, os técnicos em Assuntos Educacionais Hermes Lucas e Deyvison Campos administram um grupo no aplicativo Whatsapp que reúne 95 participantes, incluindo o diretor-geral José Roberto Alves Araújo e a diretora de Ensino Helane de Araújo.

Reunião de pais e responsáveis em Coruripe"O objetivo é aproximar os pais e mães da instituição de ensino e das ações desenvolvidas, fazendo com que se sintam envolvidos nas discussões que permeiam a vida escolar de seus filhos e filhas. Além de tirar dúvidas, há espaço para reclamações e proposições. O grupo também é utilizado para fazer divulgação de programas e editais da Assistência estudantil, ampliando, assim, o seu alcance. E através dele, são organizadas as reuniões on-line entre pais, docentes, setor pedagógico e gestão. A última, ocorrida no dia 27 de agosto, contou com a participação do reitor Carlos Guedes e da pró-reitora de Ensino Cledilma Costa", comenta Hermes.

Para saber mais de outras iniciativas e do esforço coletivo no intuito de fazer o retorno às aulas na instituição ter bom andamento, acesse a notícia: Gestores, docentes e TAE's se unem para garantir sucesso do ensino remoto no Ifal.