Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Empoderamento feminino e saúde mental é tema de roda de conversa com profissionais da Reitoria
conteúdo

Notícias

Empoderamento feminino e saúde mental é tema de roda de conversa com profissionais da Reitoria

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 25/04/2023 17h17, última modificação: 26/04/2023 09h58

Empoderamento feminino e saúde mental foi tema de um encontro realizado no início da tarde desta terça-feira (25/04), na Reitoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Na ocasião, trabalhadoras das empresas prestadoras de serviço participaram de uma roda de conversa com profissionais do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), dialogando sobre temas importantes para suas realidades no trabalho, em suas casas e em outros espaços da sociedade.

De acordo com Glícia Albuquerque, da equipe do Siass, o momento buscou criar um espaço de confiança e troca de experiências entre as mulheres participantes sobre questões relacionadas ao machismo estrutural, à saúde mental e aos desafios cotidianos enfrentados durante a jornada de trabalho na Reitoria. 

“Buscamos sensibilizar as participantes para refletir sobre os papéis que desempenham enquanto mulheres nas diversas realidades em que estão inseridas”, destacou Glícia. “Infelizmente ainda há muitos problemas relacionados ao machismo estrutural que precisam ser debatidos e superados”, completou. 

Ao longo do encontro, foram discutidos temas como divisão do trabalho doméstico, jornadas duplas ou triplas de trabalho, relações desiguais de poder, entre outras questões.

Roda de conversa sobre empoderamento feminino e saúde mental“Em alguns relatos, percebemos que há mulheres que acordam muito cedo para deixar tudo pronto para outras pessoas da casa, saem para trabalhar, passam o dia no Ifal, e ainda fazem outras atividades domésticas no turno da noite, após o retorno ao lar. É uma jornada tripla, de muita sobrecarga, que precisa ser discutida com todos da família”, comentou Glícia. 

Também foram debatidos no encontro desta terça (25/04) a realidade vivenciada pelas profissionais dentro do Ifal, durante suas jornadas de trabalho. Relacionamento com profissionais de outras áreas, servidores e gestores, assédio moral, invisibilização de algumas funções e atividades, entre outros temas, estiveram presentes na roda de conversa com os profissionais do Siass.

Participaram do momento a psicóloga Paulete Constantino, o psiquiatra Jorge Guedes, a nutricionista do Siass, e as profissionais terceirizadas de diversas áreas que atuam na Reitoria.