Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Emoção e reconhecimento marcam nova posse de servidores do Ifal

Emoção e reconhecimento marcam nova posse de servidores do Ifal

Professores recém empossados irão atuar no Campus Santana do Ipanema

por Melissa Menezes publicado: 11/05/2022 18h05, última modificação: 11/05/2022 18h05

Na manhã desta quarta-feira (11), o Instituto Federal de Alagoas realizou mais uma posse de novos servidores. Dessa vez, foram dois professores nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa, ambos para o Campus Santana do Ipanema. A solenidade aconteceu no gabinete do reitor Carlos Guedes, às 10h30, e contou com a participação de pró-reitores, da Diretoria de Gestão de Pessoas, do diretor-geral do campus Santana e servidores convidados.

Diretor-geral Gilberto Neto em fala aos novos servidores.jpgEm seu discurso, o diretor-geral do Campus Santana do Ipanema, Gilberto Neto, pontuou a importância de uma unidade de ensino do Ifal para a região do sertão alagoano. “Em Santana do Ipanema nós temos alunos de 21 cidades, que todos os dias saem das zonas urbana e rural para estudar, e esses meninos enfrentam muitas dificuldades, como a de transporte da zona rural para a urbana, e depois da zona urbana para chegar no campus. Temos alunos nossos que percorrem por dia mais de 100 Km para estudar no Instituto Federal de Alagoas, no campus Santana do Ipanema… e boa parte deste percurso é feito na estrada de terra planada! São verdadeiros guerreiros e guerreiras”, afirmou o diretor-geral do campus.

Reitor Carlos Guedes na solenidade de posse.jpgPara o reitor Carlos Guedes, o sentimento é de gratidão pela chegada dos novos servidores. “Nós temos muito orgulho dessa Instituição, que a gente vive e se dedica, e que nos possibilita acompanhar a transformação que ela proporciona na vida dos nossos estudantes. Trabalhar nela é uma missão compartilhada com o nosso grupo de servidores e queremos que vocês façam parte desse movimento, de forma que as dificuldades encontradas ao longo do caminho, a exemplo das que o professor Gilberto citou, vocês possam ajudar os nossos estudantes a superá-las”, concluiu o reitor.

Para os professores Erinaldo Santos (Língua Portuguesa) e Eduardo Figueiredo (Filosofia), o momento foi de emoção e acolhimento. “Enquanto professores, lutamos por uma formação integral que valorize de todas as dimensões do ser humano, e essa formação só é possível quando nós - uma vez servidores - construirmos uma instituição humana, que proporcione esse acolhimento humano, o qual recebi quando cheguei aqui”, pontuou Eduardo Figueiredo, professor de Filosofia.

“Ao ouvir as falas sobre o misto de sentimentos, o que mais me chamou a atenção foi sobre a importância do Ifal em cada uma delas. Sou natural de São Sebastião e lá eu era professor do nono ano. Então o nosso objetivo sempre foi dos nossos alunos ingressarem no Ifal. Nossa maior felicidade era quando um deles era aprovado ou no Ifal Arapiraca ou no Ifal Penedo, pois nós sabemos da importância dessa instituição para esses meninos e o que ela representa na vida dessas famílias. Para quem gosta de ser professor, ingressar no Ifal é um privilégio”, falou emocionado, o professor de Língua Portuguesa, Erinaldo Santos.