Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Emoção e agradecimentos marcam o encerramento da Reditec 2020

Emoção e agradecimentos marcam o encerramento da Reditec 2020

Em cerimônia, foi anunciada que 45ª Reditec 2021, que será realizada em Belém (PA)

publicado: 09/10/2020 09h46, última modificação: 09/10/2020 09h47

Texto: Lisânia Ghisi - IFAC

Foi ao som da música “Sintomas de Amor”, interpretada por estudantes e servidores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), que se encerrou a 44ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2020). O evento, que contou com mais de três mil inscritos, foi organizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e realizado em formato totalmente digital.

Durante a cerimônia de encerramento, o presidente do Conif e reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela, anunciou a 45ª Reditec 2021, que será realizada em Belém (PA), e fez a leitura da Carta Oficial da 44ª Reditec 2020. O documento, destinado aos gestores, servidores, estudantes e à comunidade, reforçou o compromisso da Rede Federal diante do cenário vivenciado atualmente e também em situação futuras no pós-pandemia. Clique aqui e leia a Carta Oficial da 44ª Reditec 2020.Reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela anunciou Belém como sede da próxima edição do evento.jpg

Durante pronunciamento, Jadir José Pela agradeceu o compromisso e o trabalho desenvolvido pela Rede Federal que, de forma conjunta, com a participação de servidores e profissionais de instituições localizadas em todas as regiões do país, garantiu a realização da Reditec 2020.

“Participei, pela primeira vez, da Reditec, em 1982, quando aconteceu a 10ª edição. Desde então, tenho acompanhado esse movimento e o que se percebe, a cada Reditec, é que temos um desafio e nessa edição não foi diferente. Tivemos desafios, mas com a certeza de que também tivemos um sucesso muito grande”, afirmou.

A cerimônia de encerramento também contou com a presença do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), Zilmar Rodrigues de Souza. Na oportunidade, ele parabenizou a organização do evento, as discussões realizadas durante a 44ª Reditec e reiterou a necessidade de rever as políticas de educação no país.

“Precisamos rever as políticas e as macroações governamentais, alinhar as necessidades do mundo do trabalho às ações profissionais ofertadas e inovar na postura didática e metodológica do ensino, usufruindo das mídias e desenvolvendo a educação híbrida e a distância, com foco na elevação dos resultados da aprendizagem”.

Reditec - Realizada desde 1976, a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) tem como foco a gestão da Rede Federal, além de ampliar as discussões envolvendo as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. A edição de 2020 contou com o tema “Contribuições, perspectivas e transformações da Rede Federal para os contextos de pandemia e pós-pandemia”.