Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edital de seleção do Mestrado ProfEPT é retomado com mudanças no modelo de avaliação
conteúdo

Notícias

Edital de seleção do Mestrado ProfEPT é retomado com mudanças no modelo de avaliação

Novo formato extingue realização de prova presencial

por Roberta Rocha publicado: 22/01/2021 16h07, última modificação: 22/01/2021 16h07

O edital referente ao Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), suspenso desde o último 24 de abril em razão da pandemia do coronavírus, sofreu retificação nesta sexta-feira (22). As alterações abrangem a retomada do calendário do certame nº 01/2020 e a adoção de um novo modelo de avaliação, baseada no histórico profissional e acadêmico dos candidatos.

A medida foi tomada para evitar aglomerações na aplicação de exame presencial. Com o método remoto, os candidatos serão avaliados por pontuação correspondente às suas atividades e práticas profissionais, assim como produções e participações acadêmicas relevantes ao ProfEPT, comprovadas mediante envio de documentação. O período para preenchimento da autodeclaração de pontuação será de 6 a 12 de fevereiro.

De acordo com informações do edital retificado, apenas os candidatos anteriormente inscritos poderão participar da seleção. Não serão aceitas novas inscrições. E está mantida a oferta de 913 vagas distribuídas em todos os estados do Brasil. 

Quem estiver inscrito, mas preferir não participar do processo seletivo com as alterações propostas, poderá solicitar o cancelamento da inscrição por meio do Sistema de inscrições entre os dias 27 e 28 de janeiro de 2021. Em caso de já ter efetuado o pagamento da taxa de inscrição, será permitida a solicitação do reembolso no valor de R$ 72,00 (setenta e dois reais), a ser analisado pela Comissão Organizadora do ENA.

As instruções para realizar o procedimento estão descritas no edital e o prazo estabelecido para devolução dos valores é de até 120 dias úteis após a publicação dos resultados finais das solicitações.

Em caso de questionamentos referentes à integridade e legalidade do Edital retificado, os interessados poderão impetrar recurso ao Edital, no próximo 25 de janeiro, através do e-mail profept@ifes.edu.br.

A divulgação do resultado final do certame deve ocorrer no dia 16 de março e o início do semestre letivo, a partir de 5 de abril de 2021.

Acesse o edital retificado para mais informações.