Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Palmeira recebe 1º laboratório do Programa Espaço 4.0 e abre seleção de monitores com Maragogi
conteúdo

Notícias

Campus Palmeira recebe 1º laboratório do Programa Espaço 4.0 e abre seleção de monitores com Maragogi

por Roberta Rocha publicado: 13/10/2021 17h16, última modificação: 13/10/2021 19h04

Chegou ao Campus Palmeira dos Índios, nesta quarta-feira (13), o primeiro laboratório do Programa Espaço 4.0, dentre os seis que estão previstos para serem entregues ao Instituto Federal de Alagoas - Ifal no segundo semestre de 2021. Na mesma data, a unidade de ensino lançou com o Campus Maragogi o edital de seleção de estudantes para atuar como monitores nos espaços tecnológicos.

O Edital nº 01/2021 prevê quatro vagas para voluntários e quatro vagas com bolsas no valor de R$300,00 mensais para 12h semanais de atividades, com vigência de 12 meses a partir da assinatura do contrato. Podem concorrer estudantes regularmente matriculados em uma das duas unidades de ensino mencionadas. 

As inscrições vão de 18 a 20 de outubro e devem ser feitas no formulário disponível no link: https://forms.gle/pcwejBZzsnCLeuKX9. Os critérios de seleção abrangem análise do histórico escolar e entrevista.

Confira no edital todos os pré-requisitos para a candidatura. 

O resultado final da seleção será divulgado no dia 5 de novembro e a assinatura do contrato deve ocorrer a partir do dia 8 de novembro. Os aprovados como monitores terão a oportunidade de melhorar o próprio processo de ensino-aprendizagem e o do público a ser atendido quando os laboratórios forem inaugurados.

Segundo a professora Renata Pereira, uma das coordenadoras do Programa Espaços 4.0 no Ifal, a expectativa é que o espaço em Palmeira dos Índios seja inaugurado em novembro deste ano. Para isso, após a seleção de monitores, ocorrerão a seleção de docentes e o lançamento do edital de abertura de vagas nos cursos que serão ofertados. Na última etapa, o local entra em funcionamento com a realização dos cursos para a comunidade externa.

Em Maragogi, os materiais para montagem dos laboratórios estão chegando desde o último mês de junho e o campus aguarda o recebimento do container para dar seguimento às próximas fases da implantação do programa.  "A chegada desse primeiro container é a confirmação do trabalho que a gente vem executando já há alguns anos. É um marco o início da implantação desse primeiro laboratório, que vai trazer inovação e pesquisa para a região", comemora a coordenadora.

Sobre o programa

O Espaço 4.0 é uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O objetivo é capacitar jovens de 15 a 29 anos, garantindo acesso aos recursos tecnológicos necessários para aumentar as perspectivas de ingresso no mercado de trabalho. 

Por meio de laboratórios do tipo contêineres adaptados, equipados com  impressoras 3D, tablets, computadores, kits de internet e de robótica, drones etc, serão ofertados cursos alinhados às demandas da Indústria 4.0. A pretensão é habilitar o público atendido a trabalhar com as principais inovações tecnológicas dos campos de Eletrônica, Informática e Robótica Educacional.

Além do Campus Palmeira dos Índios, as unidades de Arapiraca, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Viçosa e Maragogi também serão contempladas pelo programa. A ação atende ao objetivo estratégico de incentivar e difundir o empreendedorismo e a inovação no Ifal.