Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edital da Fapeal garante 300 bolsas de iniciação científica para alunos do Ifal

Edital da Fapeal garante 300 bolsas de iniciação científica para alunos do Ifal

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 20/04/2023 14h58, última modificação: 20/04/2023 15h56

Professores, pesquisadores e gestores envolvidos na Iniciação Científica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram, na manhã desta quarta-feira (19/04), de uma reunião com a equipe técnica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Na ocasião, foi apresentado os detalhes do Edital do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic JR.) da fundação, que ofertará 300 vagas exclusivamente para estudantes dos diversos campi do Ifal no Estado. A submissão de propostas já começou e deve ser realizada até o dia 15 de maio.

Clique aqui e confira na íntegra o edital Fapeal Pibic Jr.

Reunião do Ifal com equipe da Fapeal sobre Pibic JrAo longo da reunião desta quarta (19), João Vicente da Costa e Ábia Marpin, da Diretoria Executiva de Ciência e Tecnologia da Fapeal, apresentaram os detalhes do Pibic Jr. para os representantes do Ifal, destacando os objetivos centrais do programa, o público-alvo, os recursos financeiros disponíveis, o quantitativo de bolsas, as trilhas do conhecimento de distribuição dos projetos, entre outras informações relevantes para os eventuais postulantes.

O edital disponibilizará 30% das oportunidades para o Ifal, sendo 300 bolsas para estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O Ifal terá direito a desenvolver 30 projetos no Pibic Jr. Cada professor-proponente precisará compor uma equipe de 10 alunos para o projeto. Os discentes receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 300,00. Além disso, cada bolsista fará jus a uma taxa de bancada no valor de R$ 600,00, perfazendo um total de R$ 6.000,00 para aquisição de equipamentos e insumos.

De acordo com o edital, os orientadores podem ser professores do quadro efetivo do Ifal, bem como docentes da rede pública estadual de Alagoas, Mestres da Cultura ou Profissionais da Cultura.

Conforme o edital, o Programa Pibic Jr visa, mediante a concessão de bolsas para estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio e/ou profissionalizante da rede pública estadual e federal de ensino de Alagoas, o despertar da vocação científica, tecnológica e de inovação e empreendedorismo, artística e cultural por meio da imersão em atividades científicas, tecnológicas ou de inovação, e através das linguagens artísticas e das produções culturais e de suas possibilidades de geração de produtos no segmento de economia criativa.

Serão destinados para o edital recursos que somam R$ 4.200.000,00 (quatro milhões e duzentos mil reais), para a execução de 100 (cem) projetos, distribuídos em 4 trilhas do conhecimento: 1) Iniciação à Ciência e Tecnologia; 2) Iniciação à Inovação e ao Empreendedorismo; 3) Iniciação às Artes, Cultura Popular e Economia Criativa; 4) Equipes para as Olimpíadas do Conhecimento

“Alagoas vivencia um momento de valorização da Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico por meio de ações do Governo do Estado. E o edital Pibic Jr. da Fapeal, por meio de bolsas para estudantes do ensino médio e/ou profissionalizante, ressurge com uma proposta inovadora ao conceder recursos para custeio de insumos e material permanente necessários  ao desenvolvimento dos projetos”, destacou Eunice Palmeira, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal.

De acordo com Eunice Palmeira, a destinação de vagas para alunos do Ifal trará benefícios importantes na trajetória acadêmica dos discentes e para toda a instituição.

“Trinta por cento das bolsas é destinada ao nosso maior público, as/os estudantes do ensino médio integrado ao técnico, o que contribuirá para a formação integral dessas/es estudantes, despertando da vocação científica, tecnológica e artística e cultural”, completou a gestora.