Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão de Ética do Ifal lança cartilha sobre ética digital e outras publicações
conteúdo

Notícias

Comissão de Ética do Ifal lança cartilha sobre ética digital e outras publicações

Materiais estão disponíveis em formato eletrônico no portal institucional

por Roberta Rocha publicado: 30/06/2020 18h17, última modificação: 01/07/2020 13h37

Quem quiser aproveitar o período de isolamento social para aprender mais sobre ética pode descobrir nas produções da Comissão de Ética (CE) do Instituto Federal de Alagoas - Ifal uma ótima fonte. Isso porque o órgão tem atuado na produção e publicação de materiais de teor educativo e de divulgação do tema. Na última quinzena de junho, a CE disponibilizou para o público em geral a primeira edição da Cartilha Digital, além de um periódico com referências sobre ética intitulado Infoethos e o Plano de Trabalho 2020. Os documentos estão dispostos na página da Comissão.

"O material é relativo ao período de trabalho remoto. Decidimos por questões técnicas e de inviabilidade de acesso aos procedimentos em andamento, priorizar os trabalhos voltados à Educação para a Ética que a CE desenvolve", detalha a professora Adriana Quixabeira, membro da Comissão. 

"Percebemos que as relações passaram a ser intensamente no formato digital e que orientações e recomendações seriam importantes, neste momento", explica Quixabeira. 

Devido à atualidade do assunto do trabalho remoto, implementado no Ifal desde o último 19 de março por meio da Portaria Nº 1303/REIT, a Ética Digital foi o tema escolhido para a Cartilha 1 da CE. "Percebemos que as relações passaram a ser intensamente no formato digital e que orientações e recomendações seriam importantes, neste momento", explica Quixabeira. Ao todo, o grupo planeja publicar quatro cartilhas em 2020, sendo as próximas sobre os temas Código de Ética do Servidor Público, Procedimentos da Comissão de Ética e Representantes Locais. 

Já o InfoEthos é um informativo com periodicidade mensal, onde constam dicas de leituras, filmes, documentários e textos que envolvam a temática da ética. Nesta primeira edição, há poesia de Fernando Pessoa e indicação de uma renomada obra de conteúdo filosófico. Saiba mais aqui. 

Entre outras iniciativas, a Comissão de Ética também revisou seu regimento interno para atualizá-lo, prevendo os trabalhos por meio digitais, e readequou o Planejamento 2020 do órgão. As alterações estabelecem o trabalho educativo como prioridade da atuação do grupo.

"Sempre realizamos palestras ou atendimentos individuais, mas faltavam materiais para melhor difusão de conteúdos que trabalhamos quando dialogamos com os servidores. E esse material também é muito importante para a comissão instrumentalizar os representantes locais dos campi. Estamos com edital aberto, de fluxo contínuo de inscrições até 30 de dezembro, para a escolha de representantes locais para os campi do Ifal. O representante local auxilia a comissão de ética nos trabalhos de Educação para a Ética no âmbito do serviço público. É uma participação voluntária e de relevante prestação de serviço público", finaliza a docente.

Leia também: Servidores podem se candidatar em novo edital para compor Comissão de Ética do Ifal.