Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Maceió publica e-book sobre a formação docente

Professor do Campus Maceió publica e-book sobre a formação docente

Ricardo Cavalcanti disponibilizou resultados de sua pesquisa de pós-doutoramento

publicado: 24/04/2020 15h16, última modificação: 27/04/2020 16h19

O mês de abril significou mais um fim de ciclo para o professor do Campus Maceió, Ricardo Cavalcanti. No último dia 17, ele disponibilizou para a comunidade "O gênero Relatório de estágio pós-doutoral", um e-book produzido em conjunto com a supervisora de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizado entre março de 2018 e maio de 2019.

Na obra, estão reunidos resultados de sua pesquisa na área de formação de professores de Língua Portuguesa, realizado a partir de dois diferentes locais de formação inicial e continuada docente, nos polos EAD do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Cajueiro e Maragogi.

Ricardo ressalta que as investigações foram realizadas a partir de suas experiências como coordenador de área do subprojeto Letras no Ifal, que vem atuando desde 2014, além do acesso a diários de campo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Juntas, tais experiências foram responsáveis pela delimitação o seu objeto de estudo, realização de seu estágio pós-doutoral e depósito de sua pesquisa no Portal eduCAPES. “Esse produto educacional pode ser considerado de grande valia a pesquisadores de modo amplo, a docente em formação inicial/ continuada e a estudiosos de linguagem”, enfatiza.

Segundo Ricardo, a escolha pelo Relatório de Estágio Pós-doutorado, para divulgar a sua pesquisa foi em parte ocasionada pela escassez do gênero nos repositórios e portais a que teve acesso. Ele acredita que o trabalho é uma possibilidade para os interessados na formação docente se depararem com discussões atualizadas da prática de ensino-aprendizagem no Pibid.

“Por meio de e-book publicado, pode-se contribuir para que pesquisadores, de variadas áreas possam acessá-lo, no intuito de perceber que movimentos retóricos foram requeridos para a elaboração e a apresentação desse exemplar de texto a comunidade acadêmica”, explica.

Acesse o e-book.