Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretoria de Suprimentos divulga Manual do Inventário 2022. Confira!

Diretoria de Suprimentos divulga Manual do Inventário 2022. Confira!

Levantamento patrimonial do Ifal será realizado de 22 de novembro a 30 de novembro

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 11/11/2022 15h15, última modificação: 11/11/2022 15h15

A Diretoria de Suprimentos do Instituto Federal de Alagoas divulgou o Manual do Inventário 2022, documento norteador do levantamento patrimonial do Ifal neste ano, que ocorrerá no período de 22 de novembro a 30 de dezembro. Nesse sentido, é fundamental que os servidores do Instituto façam a leitura do Manual para tomar conhecimento da realização do Inventário Patrimonial e de sua importância para a instituição.

A Diretoria de Suprimentos destaca a necessidade de adequação das rotinas das equipes, a fim de proporcionar o livre acesso da Comissão de Inventário aos bens patrimoniais de cada setor do Ifal. No período do levantamento, fica vedada a movimentação de bens.

Também será possível a convocação dos detentores de bens de carga patrimonial ou com bens acautelados sob sua responsabilidade a prestarem esclarecimentos. A Diretoria de Suprimentos destaca ainda que é obrigatória de os servidores prestarem as devidas informações à Comissão de Inventário, permitindo um correto e completo levantamento dos bens do respectivo setor.

A orientação é para que os bens pessoais sejam retirados das dependências do Ifal durante o período do inventário, ou que seja realizada a sua devida identificação e comunicação à Comissão de Inventário, evitando-se que sejam classificados como bens localizados sem tombamento.

Sobre o Inventário Patrimonial

O Inventário Patrimonial é um procedimento administrativo e contábil obrigatório, que consiste na verificação física dos bens móveis permanentes localizados na respectiva unidade administrativa, devendo ser realizado ao menos uma vez ao ano em todos os entes da Administração Pública Federal.

Trata-se de um instrumento de apuração do resultado do exercício, controle e prestação de contas dos bens patrimoniais e de seus responsáveis, atendendo às exigências da legislação e permitindo a identificação e regularização de eventuais inconsistências, visando uma melhor gestão patrimonial da instituição.

Perspectivas - Ao final do processamento do levantamento de bens, será elaborado o Relatório do Inventário 2022, onde serão apontados os eventuais bens não localizados, os bens considerados inservíveis e ociosos, bem como a atualização dos valores depreciáveis de cada um.

O agente público pode ser penalizado por bens não apresentados e também pode sofrer penalidade de multa, na esfera administrativa, pela não realização do Inventário Patrimonial.

Confira o Manual do Inventário 2022 na íntegra