Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Departamento de Comunicação elabora cadastro de fontes do Ifal

Departamento de Comunicação elabora cadastro de fontes do Ifal

Servidores poderão compartilhar seu conhecimento profissional e divulgar a instituição na imprensa

publicado: 29/04/2021 13h46, última modificação: 29/04/2021 13h46
Ifal cadastra servidores como fonte de informação para mídia

As Instituições que compõem a Rede Federal são referência na área da Educação, Ciência e Tecnologia para a mídia. Em uma instituição de Educação Profissional, Científica e Tecnológica como o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), existem inúmeras possibilidades de conteúdo para notícias, vídeo reportagens, entre outros gêneros jornalísticos, pois temos professores e técnicos administrativos atuando em áreas diversas, como ensino, pesquisa, extensão, gestão entre outras, em todas as nossas unidades.

Dessa forma, quando um veículo de comunicação (sites, impressos, rádio e/ou TV) aciona o Departamento de Comunicação e Eventos (DCE) para a concessão de entrevistas ou informações sobre alguma ação específica do Instituto, buscamos atender as solicitações da imprensa de forma ágil e precisa, principalmente por conta da produção de mídia espontânea, que resulta no fortalecimento da imagem institucional e da credibilidade de nossos profissionais.

Então, servidor, você gostaria de contribuir para que a nossa instituição se tornasse mais conhecida? O Ifal convida a todos/as para colaborarem com a divulgação de notícias relevantes para a sociedade!

Para tanto, basta preencher o formulário que irá compor o Cadastro de Fontes do Ifal para a imprensa, uma publicação virtual que tem por objetivo consolidar o Ifal como fonte de informação para a imprensa, além de disseminar o conhecimento produzido pela instituição, uma vez que o catálogo será disponibilizado para jornalistas que atuam em veículos de comunicação de nosso estado.

Além disso, o cadastro facilitará o trabalho dos profissionais do Departamento de Comunicação do Ifal na produção de notícias para os produtos e canais de comunicação oficiais, tais como vídeos, boletins (eletrônico/impresso), site, redes e mídias sociais.

Como fazer o cadastro? - Para participar, o servidor interessado deve preencher o formulário, fornecendo alguns dados pessoais e profissionais. Os técnicos-administrativos devem informar qual(is) assunto(s) relacionado(s) ao cargo no Ifal estão aptos(as) a conceder entrevistas. Para os docentes, também é importante destacar a área de atuação direta relacionada a sua formação acadêmica.

Normalmente, os produtores das redações procuram por entrevistados sobre os mais variados assuntos. Nesse sentido, caso eles precisem de fontes para tratar sobre temas que tenham relação com os eixos tecnológicos em que o Ifal atua ou com os cargos disponíveis no quadro efetivo de técnicos-administrativos, poderão consultar o cadastro on-line para agendar entrevistas diretamente com o servidor ou por meio do Departamento de Comunicação.

Toda a comunidade do Ifal poderá ser fonte de informação e conceder entrevistas. Para saber mais sobre como o cadastro funciona ou também para sugerir matérias para divulgação nos meios de comunicação oficiais do Ifal, procure o Departamento de Comunicação pelo e-mail .

O preenchimento do cadastro será de ação será contínua, ou seja, não há prazo final para a sua realização. O DCE prevê a atualização do Cadastro de Fontes a cada seis meses. Contamos com a sua participação!