Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CPA lança Selo Prime de autoavaliação institucional de cursos do Ifal
conteúdo

Notícias

CPA lança Selo Prime de autoavaliação institucional de cursos do Ifal

Dez graduações já foram reconhecidas

publicado: 24/09/2021 14h29, última modificação: 24/09/2021 15h26

Por Leonardo Teles - estagiário de Jornalismo

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) lançou recentemente o Selo Prime cuja finalidade é promover e reconhecer os avanços reais e positivos na promoção, participação e realização do processo de autoavaliação institucional do ensino superior.

Com selo, a CPA busca conscientizar cada vez mais toda a comunidade acadêmica sobre a concepção da autoavaliação. 

 Prime é dividido em dois tipos: O primeiro é referente ao ensino EaD, ensino de pós-graduação, e aos campi que possuem cursos de graduação presenciais e que participaram da Autoavaliação Institucional para o triênio 2019-2021, cujos relatórios institucionais são obrigatoriamente cadastrados no sistema e-MEC pela Procuradoria Educacional Institucional (PEI).

Já o segundo selo, diz respeito às coordenações de cursos que participaram da avaliação interna direcionada às peculiaridades de cada curso (bacharelado, licenciatura e tecnológico) e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), composto da organização didático pedagógica, do corpo docente e da infraestrutura. Edriane Teixeira disse que selo buscar reconhecer o comprometimento dos cursos com o processo de autoavaliação.jpeg

A presidente da comissão, Edriane Teixeira, salienta que a idealização e iniciativa do projeto surgiu com o intuito de promover e reconhecer o comprometimento com o processo de autoavaliação e a responsabilidade pelas ações de melhoria que ela sugere.

“A intenção não foi medir ou classificar os pontos fortes e frágeis diagnosticados, pelo contrário, a proposta foi fazer uma avaliação, respeitando a identidade e singularidade da instituição, dos campi e de cada curso de graduação ofertado”, esclarece a presidente da CPA. 

Cursos reconhecidos

Os selos são encaminhados para os cursos após a consolidação, divulgação e publicação do Relatório de autoavaliação 2020/21. Entre os cursos que o receberam estão Administração Pública EaD; a licenciatura em Letras e o bacharelado em Sistema de Informação do Campus Arapiraca; os cursos tecnológicos em Design de Interiores e Alimentos e licenciatura em Física do Campus Maceió; Tecnológico em Gestão Ambiental do Campus Marechal Deodoro; bacharelados em Engenharia Civil e Elétrica, ambos do Campus Palmeira dos Índios, além da licenciatura em Física, no Campus Piranhas.

A Diretoria de Educação a Distância (Diread) também recebeu o Prime, após a avaliação institucional EaD e os demais cursos estão ainda em processo de autoavaliação e consolidação dos relatórios. 

Para a presidente da comissão, há pretensão de criação de outros selos com propósito de difundir a cultura avaliativa e a participação no processo. “Nossa proposta é criar outros selos (bronze, prata e ouro) depois desse, que seriam encaminhados, a depender do grau das melhorias conquistadas a partir dos resultados obtidos advindas das avaliações realizadas”, conclui Edriane.