Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conif seleciona seis docentes do Ifal para cursos de aperfeiçoamento na língua espanhola

Capacitações foram ofertadas gratuitamente em cooperação com a Embaixada da Espanha

publicado: 05/05/2020 11h48, última modificação: 06/05/2020 10h42

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou nesta segunda-feira, 4, o resultado de dois editais para a capacitação de professores de Espanhol, ofertados na modalidade a distância. Seis dos docentes selecionados são docentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Na Chamada Pública AI/CONIF n.º 1/2020, para a participação em curso de aperfeiçoamento “Didática da Gramática do Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira”, foram selecionadas as professoras Eronilma Barbosa e Renata Portela, das unidades Maceió e Murici, respectivamente. Confira aqui.

As atividades deste curso iniciam esta semana e serão desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2020, por meio de plataforma de ensino a distância disponibilizada pela Embaixada da Espanha.

Na Chamada Pública AI/CONIF n.º 02/2020, de seleção de docentes para o curso “Un Paseo Cultural por España”, quatro professores estiveram entre os escolhidos: Flavia Karolina Lima e Edvania Medeiros, do Campus Maceió; Cristiano Lessa, Satuba e Maria da Conceição Matos, da unidade de Penedo. Confira aqui.

As atividades deste curso serão desenvolvidas entre os dias 11 de maio e 9 de junho de 2020, por meio de plataforma de ensino a distância disponibilizada pela Embaixada da Espanha e terá duração total de 50 horas.

A coordenadora de Relações Internacionais, Carolina Duarte, lembra que a formação continuada desses professores apresenta ganhos  para o Ifal, em diversos aspectos. "Os editais fazem parte de uma série de ações para difundir e promover a cultura espanhola na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. É uma excelente oportunidade de capacitação dos nossos docentes não apenas do ponto de vista didático, mas também pessoal e cultural."Selecionada para um dos editais, Eronilma Barbosa já fez vários cursos pela embaixada espanhole e atualmente é presidente da Associação de Professores de Espanhol de Alagoas.jpeg

Eronilma, que já fez outros cursos promovidos pela embaixada espanhola, comentou que eles são excelentes, ministrados por equipes  altamente qualificadas. Ela ficou em segundo lugar para Chamada Pública AI/CONIF n.º 1/2020.

"Realizar um Curso de Formação continuada pelo Conif em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil tem um diferencial, considerando que essas instituições têm reconhecimento e credibilidade  tanto nacional quanto internacional. Isso é muito gratificante para mim. Minhas pesquisas no mestrado e doutorado foram realizadas em linguística - especificamente relacionadas ao ensino de Espanhol para brasileiros e alagoanos", pontuou.