Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conif define grupo para atuar em defesa da Rede Federal no período de transição para o governo eleito

publicado: 07/11/2018 12h04 última modificação: 07/11/2018 12h04

No primeiro dia da 90ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília/DF, foi definido um grupo que atuará na apresentação e defesa de interesses da Rede Federal à equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro.

O grupo será composto pelo presidente e o vice-presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues Almeida e Sérgio Teixeira Costa, respectivamente, e pelos diretores Luiz Simão Staszczak (Administrativo), Carla Comerlato Jardim (Relações Institucionais) e Uberlando Tiburtino Leite (Financeiro), além dos reitores Jadir José Pela (Ifes), Jefferson Manhães (IFF), Eduardo Modena (IFSP), Jerônimo Rodrigues da Silva (IFG) e Júlio Heck (IFRS).

Os reitores fizeram uma análise da conjuntura atual e avaliaram a necessidade de expor a estrutura, números e resultados da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para o futuro ministro da Casa Civil do governo eleito, Onyx Lorenzoni, e para as equipes de transição ligadas aos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

“O momento exige protagonismo da nossa parte. Temos que apresentar o Conif e a Rede. Precisamos mostrar quem somos, como atuamos e quais são nossos projetos para o futuro em prol da educação profissional gratuita e de qualidade no Brasil”, disse o presidente do Conif, Roberto Gil.

Ao longo do primeiro dia da reunião, os conselheiros discutiram e votaram mudanças no Regimento Interno do Conif concernentes ao processo eleitoral para escolha dos integrantes da diretoria executiva. Nesse debate, foram adequados artigos já existentes no documento e inseridos uma nova seção e outros itens com o objetivo do bom funcionamento conselho.

Eleição – De 4 a 6 de dezembro de 2018, o Conif vai escolher a diretoria para 2019. Para isso, foi constituída a comissão eleitoral que terá como presidente o reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Charles Okama de Souza, e como membros os reitores Wilson Conciani (IFB), Willian Silva de Paula (IFMT) e o secretário-executivo do Conif, Alexandre Bahia.

Bárbara Bomfim

Conif