Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Confira os eventos do Ifal alusivos ao Dia da Consciência Negra
conteúdo

Notícias

Confira os eventos do Ifal alusivos ao Dia da Consciência Negra

por Roberta Rocha publicado: 20/11/2020 16h30, última modificação: 24/11/2020 08h09

Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - Neabi's de diversos campi do Instituto Federal de Alagoas - Ifal estão promovendo eventos alusivos ao Dia da Consciência Negra, comemorado neste 20 de novembro.

Os Neabi's são unidades institucionais de caráter propositivo e consultivo, que estimulam e promovem durante o ano inteiro ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, contemplando as leis 10.639/2003 e 11.645/2008.

A programação articulada pelos núcleos para a Consciência Negra 2020, em função da pandemia do coronavírus, envolve transmissões on-line em formato de live e palestras, com discussão de temas associados à negritude e racismo. 

Acompanhe:

- No dia 20, às 19h30, o Campus Murici realiza o Africanidades em movimento, com postagens e lives no perfil do Instagram @neabi_ifal_murici. Lá consta o cronograma completo do evento, que segue até 25 de novembro, com discussão de filmes e debates. 

- Na próxima terça-feira (24), o Neabi do Ifal Penedo vai transmitir uma discussão do Webinário Quilombos de ontem e hoje, de 16h às 18h, no canal do Youtube do campus.

- Também no dia 24, às 19h, o núcleo do Ifal Piranhas promoverá a mesa-redonda "Discurso, racismo e direito". Em 30 de novembro, haverá palestra no mesmo horário. As duas atividades serão transmitidas pelo canal do Neabi do campus no Youtube. Além disso, está sendo promovido um concurso de redação sobre racismo estrutural. Mais informações no perfil @neabi_ifal_piranhas.

- Na quarta-feira (25), será a vez do núcleo do Ifal Coruripe realizar o evento Falas Malungas, de 9h às 16h. As inscrições estão abertas no perfil do Instagram @neabi.ifal.coruripe.

- De 25 a 27 de novembro, no perfil do Instagram @neabi.santana, ocorrerá o Quilombo das artes, reunindo artistas e pesquisadores de cinema, literatura e música em prol da valorização da cultura afro-brasileira. 

- No dia 26, o Campus São Miguel vai transmitir a live "Vamos falar sobre negritude?", às 15h, com debates e números artísticos, no perfil do Instagram @ifalcampussaomiguel.

Eventos passados - No dia 3 de novembro, o Neabi do Ifal Penedo promoveu outras palestras vinculadas ao Ciclo de Webinários "Quilombos de ontem e hoje”. No último dia 18, foi a vez do Neabi do Ifal Satuba promover live "De Palmares à Palmares: a tentativa de desmonte dos movimentos afro-brasileiros". 

Já o do Campus Batalha realizou de 16 a 19 de novembro a 2ª Semana Afro-Sertão. No mesmo período, o núcleo do Campus Palmeira dos Índios promoveu o Negritude em foco, com oficinas, minicursos e apresentações artísticas.