Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com atividades presenciais suspensas, Ifal otimiza rotina administrativa

Com atividades presenciais suspensas, Ifal otimiza rotina administrativa

Processos eletrônicos deram celeridade ao andamento dos procedimentos

publicado: 01/07/2020 11h09, última modificação: 01/07/2020 14h46
Exibir carrossel de imagens Tramitação eletrônica dá continuidade às ações do Ifal nos dias de suspensão das atividades presenciais

A partir do momento em foi emitida a Portaria/GR nº 1303, 19 de março de 2020, de suspensão das atividades acadêmicas presenciais, em virtude da Covid-19, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) passou a enfrentar uma série de desafios para adaptar sua atuação ao modelo remoto. Nesse período, foi possível acompanhar que a pesquisa, a extensão, o desenvolvimento de atividades culturais e esportivas online tiveram continuidade, no entanto, o que não ganhou visibilidade na página e redes sociais são os bastidores da instituição, que continuam funcionando a todo vapor, para que aquelas atividades ocorram.

Para se ter uma ideia das rotinas administrativas realizadas nestes 100 primeiros dias de pandemia em Alagoas, a Pró-reitoria de Administração (Proad) apontou que foi possível perceber uma evolução nos números em 200% dos pregões eletrônicos e contratos formalizados, além da realização quase três vezes maior no número de termos aditivos, na gestão orçamentária, financeira e administrativa do Ifal.Comparação de dados em dois trimestres

Os dados ao lado foram realizados a partir de uma comparação entre dois trimestres, antes e depois da pandemia, e resultaram na melhoria na telefonia fixa, na aquisição de uniformes escolares, no fornecimento de certificados digitais, na concessão de espaço para refeição de alunos, além da aquisição de links para internet.

“Todos esses objetos são essenciais, tanto para a manutenção do trabalho remoto, quanto para o futuro retorno às aulas”, observou Heverton Lima, o pró-reitor do órgão.

No mesmo período, mais de mil processos já haviam tramitado pelos diversos setores da Proad e outros 2 mil emails e memorandos haviam sido emitidos e respondidos. Segundo o gestor, isso seria reflexo tanto do comprometimento dos servidores, na manutenção das rotinas, quanto da completa tramitação eletrônica de processos no instituto.

Foi no mês de março em que se deu a implantação, de forma definitiva, do Processo Eletrônico Nacional (Pen). A medida acabou com a necessidade de tramitação de arquivos físicos e reduziu a quantidade de papel utilizado. A partir dela, o prazo médio para a liquidação e pagamento a fornecedores foi reduzido pela metade, se comparados os meses de março abril e maio de 2019 e 2020.

“Na área financeira, por exemplo, foram mais de 250 operações de inclusão, alteração de perfil e troca de senha para os sistemas SIAFI, SIASG e PGC, 218 liquidações financeiras, 21 lançamentos de RMA e RMB, três repactuações contratuais, aproximadamente 250 notas de empenho e dotação orçamentária emitidas”, detalha o gestor.

Heverton reforça que essas ações ajudarão a preparar a instituição para receber a comunidade de volta às instalações, quando for oportuno. Em decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Ifal, na última terça-feira, 30, ficou decidido que as atividades continuarão remotas até o próximo dia 31 de julho. "Portanto, fiquem em casa e cuidem de si e de suas famílias. Quando tudo isso passar (e vai passar) a nossa casa estará pronta para nos receber", comentou o pró-reitor.