Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com 3 medalhas, delegação alagoana encerra participação nos jogos da Rede Federal

por Roberta Rocha publicado: 07/10/2017 14h03, última modificação: 11/10/2017 14h18
Exibir carrossel de imagens Stephany Crislaine subiu ao pódio nas três provas em que competiu

Stephany Crislaine subiu ao pódio nas três provas em que competiu

"Foi surpreendente a garra de todos os atletas e o nível do desempenho esportivo". Assim a professora de educação física Karinne Coelho definiu a atuação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) nos Jogos dos Institutos Federais - JIF 2017, realizado em Poços de Caldas - MG. A delegação alagoana encerrou sua participação na competição nessa sexta-feira, 6, com mais uma vitória da estudante Stephany Crislaine e a desclassificação do time de handebol masculino para as semifinais da modalidade.

Stephany foi vice-campeã na prova dos 100m do atletismo, onde obteve a marca de 13''20 em uma disputa acirrada com a representante do Instituto Federal Farroupilha, Samantha Araújo, que fechou a prova em 13''10. Marina Fantin, do Instituto Federal Catarinense, conquistou o terceiro lugar com o tempo de 13''50. "Eu estou muito agradecida por tudo que aconteceu nesse [campeonato] brasileiro. Valeu demais todo o esforço, estou muito feliz mesmo com esses resultados", comemorou a medalhista do Ifal.

Para o time do handebol masculino, o desfecho não foi favorável. A equipe enfrentou o Instituto Federal do Mato Grosso e perdeu por um placar de 26 a 25. Como no primeiro jogo, contra o Pará, o grupo alagoano demorou para se ajustar na quadra, saindo do primeiro tempo com seis pontos a menos que o time adversário. Voltou para a disputa com todo gás: fez 17 gols no segundo tempo contra 12 do grupo do Centro-Oeste, mas não conseguiu reverter o resultado.

"Foi um aprendizado para os atletas de Alagoas. Próximo ano, nossa delegação chega na disputa ainda mais forte", apontou Karinne Coelho. A profissional lembrou ainda que, pela primeira vez, o Ifal sai da etapa nacional do JIF levando três medalhas da competição. "Há muito a se comemorar", concluiu.

Sobre o evento

O JIF é o maior evento esportivo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Promovida pelo Ministério da Educação, por meio da Setec e com o apoio do Conif,  a competição agrega 11 modalidades esportivas: natação, judô, vôlei de praia, tênis de mesa, futebol, xadrez, vôlei de quadra, futsal, handebol, atletismo e basquete.

Participam da etapa nacional dos jogos os estudantes de institutos federais, com idade entre 14 e 19 anos, melhores classificados nas fases locais e regionais da disputa. Na edição 2017 do evento, que começou no dia 3 de outubro e encerra no domingo, 8, o Ifal teve representantes no atletismo e no handebol masculino.