Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Canal oficial Ifal transmite abertura oficial da etapa estadual do eJIF

Canal oficial Ifal transmite abertura oficial da etapa estadual do eJIF

Evento terá participação de um campeão de xadrez como palestrante

por Jhonathan Pino publicado: 18/06/2021 14h28, última modificação: 18/06/2021 16h27

Na próxima segunda-feira (21) tem início a etapa estadual dos Jogos Eletrônicos das Instituições Federais (eJIF Games), evento que irá reunir, até o próximo 2 de julho, 135 atletas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para o campeonato que reúne três categorias: Xadrez (Plataforma do Jogo Lichess), Free Fire (Plataforma do Jogo Garena), LOL (Plataforma Riot Games).

Os participantes são discentes de cursos integrados, subsequentes e de pós-graduação de todos os 16 campi do Ifal. Cada uma das unidades possuirá sua própria equipe para disputar Free Fire, outra para competir na modalidade LOL, além de atletas inscritos livremente no Xadrez.

A professora do Campus Arapiraca e membro da comissão organizadora, Karine Coelho, lembra que o evento foi idealizado por docentes de diferentes campi em consequência da realização da etapa nacional do eJIF Games 2021. Foi então que eles organizaram uma etapa local, que servisse de intermediário.

Como as unidades do Ifal já vinham promovendo competições on-line similares, durante a pandemia, os organizadores puderam realizar uma seleção dos participantes em suas unidades, seja por meio de etapas locais ou da realização de um processo de seleção de atletas. A etapa estadual também servirá como evento para a triagem daqueles que irão representar o Ifal na etapa nacional do eJIF Games, que irá acontecer entre 13 e 17 de setembro deste ano.

“Será uma excelente oportunidade para selecionar os estudantes atletas que irão representar o nosso instituto. Assim como a Etapa Nacional, nosso evento tem como objetivo promover a saúde mental dos estudantes dos IFs, através de uma atividade competitiva cujas características permitem a participação, embora estes permaneçam/estejam em locais diferentes”, comentou Karinne.

Segundo a docente, o Esporte Eletrônico (eSport) também é uma oportunidade para estimular a cooperação, reforçar no compartilhamento de valores morais e sociais entre companheiros e adversários, além de proporcionar a integração entre discentes. “Socializar respeitando a identidade, a individualidade e o coletivo e favorecer a interação entre os Campis, por meio do eSport”, completou.

Transmissão on-line

A abertura do evento acontece na próxima segunda (21) econtará com a participação de um campeão de Xadrez. O professor Jayme Miranda Neto foi campeão alagoano na modalidade por nove vezes; bicampeão Pan-Americano Sub-21; vice-campeão brasileiro Sub-20; bicampeão do Nordeste por equipes por Alagoas e hoje é e presidente da Federação de Xadrez do Estado de Alagoas. Ele irá realizar a palestra oficial “Xadrez e suas possibilidades na prática esportiva: atualização sobre o jogo”, a ser transmitido no Canal oficial do Ifal, a partir das 17h.

Toda a comunidade acadêmica também poderá acompanhar as disputas por equipes de LOL, por meio do Twitch tv.