Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Santana tem trabalhos premiados em Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia
conteúdo

Notícias

Campus Santana tem trabalhos premiados em Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia

Dos nove trabalhos inscritos, oito foram credenciados para eventos nacionais e internacionais

publicado: 16/10/2019 12h05, última modificação: 17/10/2019 12h20

Cinco trabalhos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram premiados e receberam credenciamento para a participação em outros eventos, a nível internacional, na 15ª Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), realizado em Recife, entre os dias 8 e 12 de outubro.

Nessa edição, o Campus Santana do Ipanema comemorou pela quarta vez consecutiva o resultado de melhor trabalho apresentado, em uma das categorias da Feira. Desta vez, a área vencedora pela Unidade foi Ciências Sociais Aplicadas, com o projeto  Xadrez: Jogo de concentração e Sociabilidade, orientado pelo técnico administrativo Tadeu Nascimento. O trabalho ainda foi credenciado para participar da Exposição de Ciências do Mouvement International pour le Loisir Scientifique Et Technique (Milset), que acontecerá em Dubai, Emirados Árabes Unidos, em outubro de 2020.

O projeto acima teve o objetivo de disseminar e implantar o xadrez como ferramenta de apoio pedagógico na escola Estadual Ormindo Barros, trabalhando o desenvolvimento de habilidades que estimulem o autocontrole psicofísico, criatividade, concentração, o exercício da paciência, tolerância e a perseverança, como auxílio ao ensino de matemática no Ensino Fundamental.

A categoria de Ciências Sociais Aplicadas ainda premiou o projeto “Garotas Mil: precaução, proteção e promoção da qualidade de vida de futuras mulheres”, que foi credenciado para o Expo Ciencias Nacional, a ser realizada na cidade de Turrialba, Costa Rica, em maio de 2020.Projeto Garotas Mil recebeu a terceira colocação e foi certificado para sua participação em evento internacional.jpeg

Esse trabalho atendeu a 25 pré-adolescentes, filhas de alunas egressas do Programa Mulheres Mil – Ifal, bem como, filhas de mulheres assistidas pelo Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente, com idade entre 11 a 14 anos e residentes nos municípios de São José da Tapera e Santana do Ipanema. Ele tinha a intenção de construir habilidades que conduzam as participantes a um comportamento responsável, levando-as a conhecimentos de temas relevantes, como a diversidade, a importância da mulher na sociedade e o combate às diversas formas de preconceito.

Ciências Agrárias e da Saúde

Na categoria Ciências Agrárias, outros dois projetos receberam reconhecimento com boas colocações, “Inovando saberes na produção de resíduos biodegradáveis com palma forrageira (Opuntia Cochenillifera)” e “Estratégias de manejo de suínos em pequenas propriedades do Semiárido Alagoano” ocuparam a terceira e quarta colocação, respectivamente.

O primeiro ainda recebeu a credencial para participar da Feira Nacional de Ciências e Engenharia, em novembro de 2020, na capital do Peru, Lima. Ele foi desenvolvido com o objetivo de criar embalagens agroecológicas oriundas da palma forrageira e assim substituir embalagens plásticas de polietileno, como sacolas, sacos de lixo, copos, talheres, canudos.

Na Categoria de Ciências da Saúde, a quarta colocação foi ocupada pelo trabalho “Posse responsável de cães e gatos no município de Santana do Ipanema / AL: uma questão de Conscientização”, projeto de extensão que surgiu a partir da do desenvolvimento de outra pesquisa, “Descrição da população de cães e gatos, avaliação nutricional e posse responsável em Santana do Ipanema – AL”, desenvolvida em 2017, em que ficou evidenciado o baixo nível de conhecimento, por parte dos proprietários de animais, sobre questões relacionadas como cuidados com a saúde animal e prevenção de doenças.

Credenciamentos para eventos nacionais

Além dos trabalhos citados acima, outros quatro trabalhos foram credenciados para eventos internacionais, são eles: “A cultura do cajueiro como geração de renda no povoado Areas/ Olho D’Água das Flores-AL”, que irá ser apresentado no Movimento Científico Norte Nordeste, em 2020; “A educação financeira como ferramenta para formação de cidadãos conscientes”, que irá integrar a Mostra Científica do Cariri, Juazeiro do Norte, Ceará, em agosto do mesmo ano, além dos trabalhos “Condenses wind bases: ventos que produzem energia sustentável” e “Práticas ambientais na escola para um futuro sustentável”, ambos selecionados para participar da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, em outubro de 2020.

Ao todo, a unidade de Santana participou com nove projetos, nessa edição da Fenecit. O coordenador de extensão da unidade, Rafael Balbino, lembra que além do desenvolvimento das pesquisas e dos trabalhos de extensão, há meses que os participantes estão se organizando para custear as despesas de sua participação.Os servidores Rafael Balbino e Rodolfo Luna representaram os demais participantes do Campus Santana, na cerimônia de premiação.jpeg

“Com a notícia da contenção de custos, primeiramente, a administração não deu a certeza se financiaria algum projeto, mas garantiu o ônibus. Com essa informação, cada equipe conseguiu se articular com a venda de rifas e alimentos, dentro do próprio Campus. A gente arrecadou uma parte do dinheiro, mas logo depois, a gestão disse que financiaria a diária dos servidores e de um aluno por projeto, para participar do evento. Então o dinheiro arrecadado foi utilizado para financiar a ida dos outros estudantes, que não receberam ajuda de custos. No final, a gente conseguiu pagar a participação de todos que se inscreveram”, pontuou.

Foram cinco dias eventos, entre a montagem de estandes e a cerimônia de premiação, ocorrida no dia 12, mas algo inesperado acabou antecipando a volta dos alunos. Dois dos estudantes, David Silva Costa Santos e Cecília Silva Costa Santos, receberam a notícia da morte do pai, Erivan Vieira dos Santos, e em solidariedade a eles, todos os participantes de Santana voltaram ao município alagoano, para o velório. Os servidores Rafael Balbino e Rodolfo Luna representaram os demais, na premiação.

registrado em: , ,