Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Marechal leva poesia e baú de leitura para a Bienal do Livro
conteúdo

Notícias

Campus Marechal leva poesia e baú de leitura para a Bienal do Livro

Seis equipes finalistas participam da Feira de Ciências de Alagoas
por Elaine Rodrigues publicado: 06/11/2025 13h55, última modificação: 06/11/2025 13h55

Na manhã desta quinta-feira, 6, os visitantes da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas foram convidados a abrir o Baú de Leitura produzido pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Marechal Deodoro. “A joia é um poema da literatura brasileira e portuguesa, com o tema do mar”, explicou o professor Diogo Souza, que integra a comissão organizadora da VII Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro.

Baú de leitura faz sucesso na BienalA atividade fez parte da sala temática "Segredos do Oceano", que integrou a Feira de Ciências realizada no final de outubro no campus. Além do Baú de Leitura, a comissão organizadora apresentou poesias e produções de textos finalistas da Feira de Ciências, de estudantes do Ifal e de três escolas públicas de Marechal Deodoro.

“O objetivo foi estimular a escrita criativa dos estudantes e um dos pré-requisitos foi que todas essas produções tivessem algum conhecimento técnico da cultura oceânica, que foi o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano”, detalhou o professor, que estava organizando os espaços no estande do Ifal, com a professora Sheyla Macedo, outra integrante da comissão organizadora.

Painel com a palavra Oceano escrita em outras línguas

Quem visitou o estande do Ifal também encontrou um painel com a palavra oceano escrita em 25 línguas diferentes, incluindo uma aproximação para o braile e para Libras, mais uma atividade presente na Feira de Ciências.

Campus Marechal leva mostra de poesia e produções de texto para a BienalO projeto, coordenado pela professora Ana Fiori, foi aprovado na chamada pública nº 37/2024, que comemora os 15 anos das Feiras de Ciências e Mostras Científicas, a serem realizadas com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). As atividades integraram a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024), realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Equipes finalistas participam da Feira de Ciências de AlagoasAgora, as equipes finalistas participam da Feira de Ciências de Alagoas, a Fecial, que começou nessa quarta-feira (5) e termina nesta quinta-feira (6), em Maceió. “Na nossa feira temos estudantes com projetos de ciências finalistas. Os que ficaram com maiores notas são convidados a outras feiras e exposições. Atualmente, temos seis equipes lá: quatro no estande de Feira Filiada e duas na competição, entre mais de três mil equipes”, contou a professora Ana Fiori.

Baú de leitura faz sucesso na BienalProfessores Diogo Souza e Sheyla MacedoCampus Marechal leva mostra de poesia e produções de texto para a Bienal