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Campi participantes da formação sobre Pnae irão apresentar plano de ação de oferta de alimentos para estudantes
Estratégias serão avaliadas pela DPE para implementação no instituto
Por Camilla Bibiano – estagiária de jornalismo
Na última quarta-feira (09) foram encerradas as atividades da formação em serviço sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Ao todo, foram seis módulos que englobaram conteúdos como alimentação escolar, agricultura familiar e orçamentos.
O curso teve parceria com o IF Sul de Minas, que é referência nacional na execução do Pnae, possibilitando a troca de experiências e a identificação de estratégias de atuação no Ifal.
O objetivo dessa formação é aprimorar os conhecimentos dos servidores direta ou indiretamente envolvidos no processo de execução do Pnae. Por isso o público-alvo foi justamente os servidores da instituição envolvidos na execução do programa.
Além de aprimorar os conhecimentos de nutricionistas, gestores, setores administrativos e da Procuradoria do Ifal a respeito da legislação pertinente, dos trâmites administrativos e das experiências exitosas de outros institutos federais com o Pnae, a iniciativa teve como uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2019-2023 a oferta de alimentação aos estudantes em todos os campi.
Assim, os campi do Ifal terão o prazo de 30 dias para entregar o Plano de Ação, um documento contendo um plano de ação para implementação/implantação da oferta de alimentação aos estudantes e um diagnóstico situacional. Esse será o produto final do curso, que possibilitará traçar estratégias para a oferta de alimentação aos estudantes. Após esse procedimento, a Diretoria de Políticas Estudantis (DPE) poderá analisar cada campus e traçar estratégias para alcance dessa meta.
Os documentos serão avaliados por setores da Reitoria e grupo de nutricionistas do Ifal e encaminhamentos serão definidos junto ao reitor e equipes dos campi.
O Pnae é um programa que custeia a alimentação escolar e promove, por meio de sua execução e ações, a interação entre diversos setores institucionais.