Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Boletim Informativo - Pró-Reitoria de Extensão

Boletim Informativo - Pró-Reitoria de Extensão

publicado: 13/04/2020 14h09, última modificação: 13/04/2020 14h10

No dia 30 de janeiro deste ano, a OMS declarou que o surto do novo coronavírus já constituía uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020 o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou, em Genebra, na Suíça, que a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, passava a ser caracterizada como uma pandemia. (Fonte: OPAS Brasil, https://www.paho.org/bra/)

No Brasil, em 3 de fevereiro de 2020 o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o país, mesmo sem casos confirmados de infectados pelo SARS-Cov-2, iria reconhecer o vírus como uma PHEIC (Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional) e, em 25 de fevereiro de 2020, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou o primeiro caso no Brasil. (Fonte: Wikipédia)

A Lei 13.979, de 6 de fevereiro, trata das medidas que podem ser aplicadas para combater a epidemia de coronavírus no Brasil. Entre elas, estão o isolamento e a quarentena. A Portaria 356, do Ministério da Saúde, de 11 de março, regulamenta esta lei e esclarece que o objetivo da quarentena é "garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo e determinado". Esta medida deve ser decretada por meio de um "ato administrativo formal", editado pelos secretários municipal ou estadual de Saúde, o ministro da Saúde ou por prefeitos, governadores ou presidente da República. (Fonte: BBC News Brasil)

O Governo de Alagoas decretou situação de emergência no estado em 20 de março, com uma série de medidas preventivas no combate ao coronavírus.

No âmbito do IFAL várias reuniões foram realizadas em paralelo aos acontecimentos da pandemia, sempre acompanhando as informações oficiais e orientações de profissionais com qualificação técnica.

Em 13 de março de 2020 o reitor do IFAL, através da Portaria Nº 1303 suspende preventivamente as aulas e atividades presenciais em todos os campi devido aos casos de COVID-19 no estado de Alagoas;

E, buscando o entendimento coletivo e movido pela preocupação com a saúde e a segurança de servidores e alunos, o reitor Carlos Guedes convocou reunião extraordinária do Colégio de Dirigentes realizada em 17 de março, com a participação de representante da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, para repasse das informações, esclarecimentos aos dirigentes e deliberação sobre os encaminhamentos a serem adotados.

O Colégio de Dirigentes decidiu pela suspensão das atividades letivas, no período de 18 de março a 1º de abril de 2020 (15 dias). Essa medida foi efetivada por meio da Deliberação CEPE Nº 36/2020. Prorrogada por mais 15 dias (2 a 16/04) pela Deliberação CEPE Nº 38/2020, emitida após nova decisão do Colégio de Dirigentes realizada em 30 de março.

Diante do quadro de pandemia e das orientações (OMS e Ministério da Saúde), das instruções, decisões, deliberações e normas, publicadas quase que diariamente, externas e internas, a PROEX vem tomando as medidas necessárias para, além de colaborar com a preservação da saúde de servidores e alunos do IFAL, preservar as ações de extensão naquilo que for possível.

Em 18 de março, a Proex orientou a suspensão dos estágios no Ifal (obrigatórios ou não obrigatórios, internos e externos). Coube a cada coordenação de estágio em consonância com a direção geral do campus tomar a decisão, mediante a referida orientação. A Proex ressalta que o estágio obrigatório é atividade acadêmica e, portanto, deve acompanhar os calendários letivos dos campi.

Buscando minimizar os impactos da suspensão das atividades no desenvolvimento das ações, as datas de adequações das propostas do Edital de Projetos de Extensão 2020 foram retificadas. Em 26 de março, a Proex estendeu o período de ajuste das propostas e todos os servidores proponentes foram comunicados por e-mail. A equipe Proex em conjunto com o Coordenadores de Extensão nos campi deram suporte aos servidores para realizar os ajustes necessários no SIGAA. Até 10 de abril mais de 35 propostas de extensão foram devolvidas aos proponentes para correções e ajustes ao edital.

Também foram ampliados os prazos do cronograma do Edital de Cursos de Extensão que, por serem presenciais, não poderiam ser executados no período de isolamento. Em 26 de março, os proponentes foram informados dos novos prazos pelo sistema SIGAA e puderam inclusive ajustar a proposta do curso no sistema.

A suspensão das atividades acadêmicas do Ifal ocorreu no momento da Submissão de propostas do Edital Artifal. Logo, a pactuação entre os grupos de arte do instituto e as comunidades envolvidas ficou comprometida. Portanto, a Proex optou por Suspender o Edital Artifal enquanto as escolas e outras instituições estiverem fechadas.

Entendendo a importância da cultura e da arte, a Proex lançou em 10 de abril o Edital do Concurso de Mídias Digitais - Cultura e Arte. A iniciativa busca incentivar e divulgar uma mostra da produção artística de nossos estudantes e servidores(as) durante o contexto de isolamento social.

Disponibilizamos os e-mails institucionais como canal de comunicação direto com a Pró-Reitoria de Extensão do Ifal para esclarecer possíveis questões no decorrer desse período de trabalho remoto:

Pró- reitor: proex@ifal.edu.br

Assessoria da Proex: assessoria.proex@ifal.edu.br