Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Avançam negociações entre governos estadual e federal para construção de 4 campi do Ifal

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 24/05/2023 18h29, última modificação: 24/05/2023 18h41

Em reunião realizada na última segunda-feira (22/05), no Palácio Floriano Peixoto, sede do Governo do Estado, o Instituto Federal de Alagoas foi confirmado entre as obras prioritárias a serem implementadas com o apoio institucional e financeiro do Governo Federal. Na ocasião, foi confirmada pelo governador Paulo Dantas a solicitação da construção das instalações definitivas dos campi Batalha, Rio Largo, Santana do Ipanema e Benedito Bentes entre as obras prioritárias de Alagoas. Juntos, os quatro campi do Ifal resultariam num investimento superior aos R$ 49 milhões.

Participaram do encontro como representantes do Ifal o reitor, professor Carlos Guedes; o pró-reitor de Administração, Heverton Andrade; a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Edja Laurindo de Lima; e o diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim. Pelo Governo de Alagoas, marcou presença o governador Paulo Dantas e seu corpo de secretários de Estado. Por parte do Governo Federal, a secretária-executiva da Casa Civil, Mírian Belchior representou o ministro Rui Costa, juntamente com profissionais da equipe técnica do Ministério, por meio de videoconferência.

Gestores do Ifal participa de reunião com governos federal e estadualEm fevereiro deste ano, junto a representantes dos governos estadual e federal, os campi do Ifal foram elencados entre as obras estratégicas de Alagoas. Na ocasião, ficou acertado que o governo federal se responsabilizaria em complementar os valores do convênio pactuado entre Ifal e Governo de Alagoas, orçado em mais de R$ 48 milhões, que prevê a construção de três campi do Instituto: Batalha, Santana do Ipanema e Rio Largo.

Desse convênio, já foram investidos R$ 21 milhões dos cofres estaduais. Na reunião de fevereiro, havia ficado acertada com o Governo Federal a inclusão da construção de mais uma unidade do Ifal, o Campus Benedito Bentes, que atualmente funciona em estrutura cedida pelo governo estadual. Para a sede definitiva, o Governo de Alagoas sinalizou com a doação do terreno para o novo campus, restando apenas a confirmação do repasse por parte de Brasília.

De acordo com representantes do Ministério da Casa Civil, o Governo Federal vem realizando reuniões estratégicas com os diversos governos estaduais para conhecer as diversas obras estruturais apresentadas pelos governadores. Ao fim da rodada de negociações, deverão ser apresentadas as ações escolhidas para financiamento, a partir da lista apresentada em cada unidade da federação. Espera-se que entre o fim de maio e início de junho os gestores estaduais recebam o retorno formal por parte da Casa Civil.

Obras

Gestores do Ifal participa de reunião com governos federal e estadualDas obras apresentadas para o Plano de Investimentos do governo federal estão o Lote 5 do Canal do Sertão; construção do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi; o Arco Metropolitano (duplicação das BR-316 e BR 424); restauração e duplicação de trechos da BR-101; obras remanescentes da BR 416; construção de quatro campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a construção do Hospital Metropolitano de Arapiraca.

Campus Arapiraca

Ao fim da reunião no Palácio Floriano Peixoto, o reitor Carlos Guedes solicitou apoio do governador Paulo Dantas para o resolver o problema do abastecimento de água potável para o Campus Arapiraca do Ifal, já que o fornecimento  por parte da Companhia de Abastecimento D’Água e Saneamento do  Estado de Alagoas (CASAL) não foi finalizado. Atualmente, a unidade do Ifal conta com um poço artesiano próprio, cuja água é utilizada para ações de limpeza, jardinagem, sistema de combate a incêndio e entre outros tipos de uso. No entanto, para consumo humano, o Campus precisa adquirir garrafões de água mineral para atender às demandas da comunidade acadêmica.

O reitor Carlos Guedes solicitou ao governador uma solução para o problema. Depois do diálogo com o reitor, Paulo Dantas autorizou a CASAL a fazer uma adequação na ligação da rede existente para suprir essa necessidade do Ifal por água potável. O governador se comprometeu também em trabalhar para que uma definitiva seja concretizada  futuramente.

* Com informações do Governo do Estado de Alagoas