Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula inaugural marca início do curso "Eletricista de Energias Renováveis" em Palmeira dos Índios
conteúdo

Notícias

Aula inaugural marca início do curso "Eletricista de Energias Renováveis" em Palmeira dos Índios

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 01/06/2022 18h08, última modificação: 01/06/2022 18h08

De olho no futuro e em uma oportunidade no mercado de trabalho, jovens de idades diversas deram início ao curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, na última terça-feira (31/05), no Campus Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Ao todo, duas turmas de 36 alunos cada, uma à tarde e outra à noite, começaram suas aulas na capacitação inovadora e antenada aos desafios contemporâneos do desenvolvimento sustentável. 

O curso terá duração de três meses e uma carga horária mínima de 200 horas e faz parte do Programa Qualifica Mais Energif, desenvolvido em todo o país pelo Ministério da Educação em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em Palmeira dos Índios, o Ifal irá ofertar ao todo 5 turmas de 36 alunos até o fim do ano. 

Francisco Tavares, à esquerda, vê curso como oportunidade Residente no Povoado Bonifácio, zona rural de Palmeira dos Índios, o estudante Francisco Tavares, 31 anos, vê no curso a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho ao fim da formação. O discente é egresso do Ifal no curso Técnico em Segurança do Trabalho e atualmente está em fase final de uma graduação em Matemática. Para ele, o curso é a chance de dar seguimento à sua formação e ir ajustando seus interesses com as oportunidades presentes na sua região. 

“Até mesmo no meu povoado, que é na zona rural de Palmeira, já tem placas de energia solar instaladas numa empresa. Tenho certeza de que o curso vai abrir muitas portas para mim no futuro”, disse Francisco Tavares. 

Maria Andressa Silva dos Santos, 20 anos, também vê o curso a possibilidade de encontrar novas chances de formação e de realização profissional. “É uma área que está crescendo muito, tanto aqui na cidade como em todo o país. Penso nesse curso como uma oportunidade de trabalho mais na frente”, destacou a discente, que é egressa do Ifal no Técnico em Eletrotécnica do Ifal e atualmente cursa o subsequente em Segurança do Trabalho. 

Curso Eletricista de Energias RenováveisPresente ao pontapé inicial da capacitação, o reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, chamou a atenção para a relevância crescente que a área de energias renováveis vem conquistando em todo o país. Na ocasião, o reitor apresentou dados que demonstram o potencial de geração de emprego, renda e oportunidades do setor.  

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, a energia produzida por meio de placas fotovoltaicas aumentou em mais de 330% de 2014 até os dias de hoje. A estimativa do Ministério é de que em 2031, a energia produzida por meio dos raios do sol seja responsável por 17% da matriz energética brasileira. Atualmente esse número corresponde a 7,7% da eletricidade gerada o país.  

“Haja o que houver, não desistam. Esse é o futuro”, ressaltou o gestor máximo do Instituto. “Será muito bom ver vocês, daqui a alguns anos, trabalhando na área, com seus empregos ou negócios próprios”, enfatizou o professor Carlos Guedes. 

Durante a solenidade, estudantes, docentes e comunidade do Campus Palmeira dos Índios participaram de uma palestra sobre a realidade atual do sistema fotovoltaico no Brasil, ministrada pelo professor José Arnóbio de Araújo Júnior. 

Estiveram presentes na Aula Inaugural, professores, técnicos-administrativos, gestores do Campus Palmeira dos Índios e da Administração do Ifal. 

Congresso Brasileiro de Energia Solar 

Curso Eletricista de Energias RenováveisEntre os dias 23 e 28 de maio, o professor Márcio Azevedo, coordenador do Programa Energif no Campus Palmeira dos Índios, participou do IX Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS) e do II Workshop do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os eventos foram realizados em Florianópolis, Santa Catarina.  

O objetivo é adquirir conhecimentos sobre as atualidades do mercado de energia solar no Brasil, como também de estreitar os laços com o Programa, participando do planejamento e estratégias para um melhor desenvolvimento das ações em energia solar fotovoltaica”, relatou o professor Márcio Azevedo. 

De acordo com o docente, o evento foi encerrado com uma visita a um laboratório fotovoltaico e à inauguração de uma usina de 100 KWP do grupo China Three Gorges Corporation (CTG Brasil). 

Qualifica Mais Energif 

O Qualifica Mais Energif é uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis com carga-horária mínima de 200h. 

A iniciativa atende aos objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades. Entre suas vertentes de apoio constam a aquisição de equipamentos de infraestrutura para geração de energia elétrica por fontes renováveis e a implementação de cursos para formação de profissionais na área.