Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas do Campus Viçosa querem representar o Vale do Paraíba na Geo Brasil e estimulam vaquinha online

Maior competição estudantil de Geografia ocorre em outubro na Unicamp-SP e equipe Terráqueos Curiosos tem dificuldade de deslocamento e de hospedagem

publicado: 25/09/2019 14h31, última modificação: 25/09/2019 14h31

A região Metropolitana do Vale do rio Paraíba que envolve os municípios alagoanos de Anadia, Boca da Mata, Cajueiro,Capela, Chã Preta, Maribondo, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo, Tanque d'Arca e Viçosa estará representada em outubro deste ano na Olimpíada Geo Brasil, competição estudantil que consiste na realização da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT), promovidas pela Unicamp em São Paulo. Aryane Gomes de Almeida, Lara Vitória Silva Santos e Júlia Eulália Leite de Oliveira, alunas do campus do Instituto Federal de Alagoas em Viçosa-AL foram classificadas para etapa final da prova e estão recorrendo ao sistema crowfunding, conhecido também como “vaquinha online” para arrecadarem recursos financeiros para representar o estado de Alagoas nas provas.

“Infelizmente, nosso grupo ainda não possui dinheiro suficiente para arcar com as despesas da viagem em sua totalidade. Porém, nós não iremos desistir de maneira alguma. Estamos realizando arrecadações de doações por meio de uma vaquinha online, e vendendo rifas para o sorteio de uma cesta de doces. Pedimos encarecidamente que contribuam com a nossa causa, mesmo que não seja doando dinheiro ou comprando uma rifa, que seja divulgando para atingirmos o maior número de pessoas possível. Agradecemos o apoio de todos”, disse a aluna Lara Vitória.

As alunas do Campus Viçosa fazem parte da equipe “Terráqueos Curiosos” e estão dispostas a superar essa adversidade. Para atingir o objetivo que é participar da Geo Brasil estimulam a venda de rifas, arrecadações de doações, além de abrirem uma página no site  http://vaka.me/726768.

A vaquinha online iniciada no dia 21 deste mês será encerrada no dia 15 de outubro três dias antes da viagem para a Unicamp. A meta das estudantes é arrecadar R$ 5.897,79, porém até a manhã de quinta-feira, somente 4% do valor havia sido arrecadado.

Na Olimpíada Geo Brasil, as equipes são formadas por três alunos e um professor. As provas foram constituídas por 20 questões de múltiplas escolha na primeira fase; 20 na segunda, 10 na terceira etapa e, na fase final e presencial haverá uma prova individual com questões de múltiplas escolha, sem consulta além de um desafio por equipe. O resultado e premiações da fase presencial estão marcados para o dia 20 de outubro deste ano.

O professor-orientador Wellington de Brito Silva, do Campus Viçosa, disse que a nota da equipe daquela unidade de ensino do Ifal foi uma das melhores entre as escolas públicas do estado. Para ele, pela quantidade de pontos alcançados, 1329 dos 1500 pontos possíveis, foi justo estarmos na fase final da competição.

O docente anunciou que a unidade localizada na região do Vale do Paraíba também disputa a Olimpíada Brasileira de Cartografia. “Estamos classificados na penúltima etapa entre as 50 melhores equipes do Brasil na competição que começou com mil participantes".

A equipe “Terráqueos Curiosos” espera que empresários da região do Vale do Paraíba contribua para que municípios do entorno sejam representados na maior competição estudantil de geografia do país.

registrado em: