Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura do JIF 2017 reúne representantes do Ifal e outras 33 delegações

Abertura do JIF 2017 reúne representantes do Ifal e outras 33 delegações

por Roberta Rocha publicado: 04/10/2017 12h22, última modificação: 06/10/2017 17h04

Começou o maior evento esportivo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A abertura da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais - JIF 2017 ocorreu na noite dessa terça-feira, 3, no Centro Nacional Inn de Convenções, em Poço de Caldas - MG, com a participação de 34 delegações de todas as regiões do país. Do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, compareceram à cerimônia 13 atletas, 5 membros da equipe técnica, uma profissional de saúde e o reitor da instituição, Sérgio Teixeira Costa.

Na solenidade, o dirigente máximo do IFSULDEMINAS, instituição anfitriã do evento, deu as boas-vindas às equipes participantes. Marcelo Bregagnoli falou da importância do esporte para a interação cultural e o contato com valores necessários à formação cidadã.  "Desejo que vocês saiam daqui melhores do que entraram, não só porque vão levar uma medalha no peito, mas porque vão levar conceitos que só o esporte é capaz de conceder", declarou.

A cerimônia de abertura também contou com a participação da titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Eline Braga Nascimento; do presidente e do vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Francisco Roberto Brandão e Roberto Gil Rodrigues, respectivamente; do presidente da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif), Sílvio Romero de Farias, do prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Antônio Carvalho; além de reitores e reitoras das instituições classificadas para a disputa.

Em seu pronunciamento, a secretária Eline Nascimento incentivou os competidores a, por meio da prática esportiva, construir laços de amizade, exercitar a disciplina e a habilidade de superar desafios. Já o presidente do Conif saudou os profissionais da educação física envolvidos na base desse projeto de "congregação de 1.200 jovens para fazer, através do desporto, a integração da Rede Federal".

Além dos discursos de encorajamento, as apresentações culturais marcaram a noite de abertura do JIF 2017 e garantiram a animação do público.  A Fanfarra Professor Gabriel Vilas Boas, do Campus Inconfidentes, a Banda Sinfônica de Poços de Caldas e a equipe Volare de ginástica rítmica mostraram a disposição do IFSULDEMINAS em recepcionar calorosamente as delegações que acreditaram no potencial articulador da instituição, trazendo atletas de cidades localizadas a mais de 2.000 km de distância da sede do evento para prestigiar os jogos.

Segundo a chefe da delegação alagoana, Michelle Vieira Andrade, o entusiasmo vem sendo uma característica dos representantes do Ifal ao longo das edições do JIF. "Este ano, as perspectivas são boas. Acredito que temos chances de chegar ao pódio tanto no atletismo quanto no handebol masculino", afirmou. Como líder do grupo, a professora já planeja ações fora de quadra para os próximos dias. "Nesta quarta-feira, vamos assistir ao jogo de nossos adversários, para conhecer a atuação deles em quadra e estudar estratégias".

Sobre o evento

O JIF é uma competição nacional promovida pelo Ministério da Educação, por meio da Setec, com o apoio do Conif,  que contempla 11 modalidades esportivas: natação, judô, vôlei de praia, tênis de mesa, futebol, xadrez, vôlei de quadra, futsal, handebol, atletismo e basquete. Participam da etapa nacional dos jogos os estudantes de institutos federais, com idade entre 14 e 19 anos, melhores classificados nas fases locais e regionais da disputa.

registrado em: ,