Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Função social do Caiite é inestimável”, diz reitor do Ifal em visita ao evento

“Função social do Caiite é inestimável”, diz reitor do Ifal em visita ao evento

publicado: 18/06/2015 16h28, última modificação: 25/06/2015 10h18

O reitor do Instituto Federal de Alagoas – Ifal, Sérgio Teixeira, acompanhou o terceiro dia de atividades do Caiite 2015, que ocorre no Centro de Convenções de Maceió, e declarou-se entusiasmado com o papel que o evento vem desempenhando no estado. “Uma nova conjuntura de relacionamento entre ciência, tecnologia e sociedade está se consolidando e aqui é o espaço de discussão desses referenciais”, avaliou. “A função social do Caiite é inestimável”.

Durante a visita, o gestor ainda conferiu a apresentação de banners de pesquisadores do instituto e as iniciativas expostas no Corredor da Inovação (local em que as instituições divulgam seus projetos inovadores). No estande do Ifal, os estudantes Michael Tenório, Jéssica Medeiros, Alan Dênis e Alex Tróia mostraram o Smart Samu, sistema desenvolvido sob a orientação do professor do Câmpus Maceió, Marcílio Ferreira.

A proposta do Smart Samu é criar um painel interativo para gerenciamento de ocorrências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Por meio do rastreamento das ambulâncias em tempo real, o sistema pretende ajudar gestores de saúde a tomarem decisões mais acertadas a partir do mapeamento dos atendimentos.

Será possível, por exemplo, diagnosticar áreas com maior incidência de acidentes, construir perfis epidemiológicos, identificar grupos da população mais expostos a riscos e monitorar atendimentos pré-hospitalares”, demonstrou Michael Tenório. O projeto-piloto, segundo ele, deve ser implementado no final do mês de julho, em parceria com a Secretaria de Saúde de Alagoas e a Fapeal.

A arte e o espaço público

Intervenções urbanas como prática social: a apropriação do espaço urbano de Maceió através da arte”. Esse foi outro tema que atraiu a atenção dos dirigentes do Ifal no Caiite 2015 nesta quarta-feira (17). O trabalho do estudante Arlindo Cardoso trata de sua experiência extensionista no Câmpus Maceió, cujo objetivo era interagir com o cotidiano urbano e os espaços públicos da cidade por meio das artes visuais.

Ao falar das ações desenvolvidas no decorrer do projeto de extensão, o autor do trabalho deixou claro sua motivação. “A intenção é levar arte para os espaços públicos e, através dela, modificá-los”, ressaltou.

Após a explanação, Sérgio Teixeira dividiu com o estudante o contentamento com a qualidade da produção acadêmica e com a participação dos discentes e docentes do Ifal no congresso. Segundo ele, “já está claro o reconhecimento dos diversos segmentos da sociedade à atuação do instituto nas áreas de pesquisa e inovação. Mas esta edição do Caiite marca também o protagonismo da instituição no ramo artístico e cultural”.

registrado em: