Você está aqui: Página Inicial > IFAL > Reitoria > Tecnologia da Informação > Notícias > Portal Institucional Padrão

Geral

Portal Institucional Padrão

publicado: 29/09/2015 10h49 última modificação: 29/09/2015 10h56
Conheça o modelo de portal institucional para os órgãos do Poder Executivo federal

O Portal Institucional Padrão é uma infraestrutura de portal desenvolvida com base nos eixos Conteúdo, Arquitetura da Informação e Identidade Visual. O modelo permite que o portal de cada órgão seja reconhecido como propriedade digital do Governo Federal, gerando um ambiente com credibilidade junto aos internautas.

O Portal Institucional Padrão é responsivo, ou seja, foi concebido de maneira flexível para se adaptar a diferentes tamanhos de tela, atendendo a uma ampla variedade de dispositivos, mantendo a gestão do conteúdo organizada e eficaz. 

 

 

Para adequar seus sítios e portais à estrutura do Portal Institucional Padrão, os órgãos do Poder Executivo federal devem seguir o disposto no manual de diretrizes de comunicação digital do Governo Federal, no guia de estilo de sítios e portais da identidade padrão da comunicação digital do Governo Federal e no Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG).

Para promover a troca de informações, a Secom publicou a  lista dos órgãos  do Poder Executivo federal com  a indicação do Content Management System (CMS)  - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - escolhido para adequação ao Portal Institucional Padrão e também a lista dos sítios e portais já adequados ao modelo.

 O portal padrão foi desenvolvido em CMS de código aberto e sua estrutura permite que o órgão, a partir da instalação do produto já desenvolvido, faça as adequações de arquitetura da informação e conteúdo necessários para a montagem do seu portal institucional. 

 Nesta página você encontra os links para os ambientes e/ou documentação do portal padrão em alguns CMS.

Para a correta adequação do portal institucional do órgão às diretrizes da identidade padrão de comunicação digital consulte a referência em http://portalpadrao.gov.br/