Você está aqui: Página Inicial > IFAL > Ensino > Biblioteca > Bibliotecas > Apresentação

Apresentação

por Marco Antonio publicado 30/09/2016 17h15, última modificação 11/05/2018 09h54

    A Rede de Bibliotecas do Instituto Federal de Alagoas é constituída por 16 Campi, a saber: Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Satuba,  Viçosa e a Reitoria, onde funciona a gestão sistêmica de todos.

   Os servidores responsáveis pela gestão das unidades de informação do instituto possuem formação na área e estão em constante processo de aquisição/reciclagem de conhecimentos, com cursos de capacitação, congressos, seminários, entre outros. Fazem parte do quadro também os Auxiliares de Biblioteca, indispensáveis para manter o bom funcionamento do setor e a qualidade dos serviços.

    Tem papel social que se configura na disponibilização da informação facilitando a apropriação do conhecimento necessário ao êxito na realização dos cursos. Atualmente são disponibilizados pela Instituição cursos contemplando do Ensino Técnico de Nível Médio (Integrado e Subsequente), Ensino Superior (Tecnológico, Licenciatura e Bacharelado) à Pós-graduação (lato e strictu sensu).   

    Dispõe de orçamento anual para aquisição de novas obras para os acervos, as quais são fundamentadas nas ementas dos cursos de cada campus e disponibiliza uma assinatura para acesso à Biblioteca Virtual Pearson e ao Portal de Periódicos da Capes.

    Oferece à sua comunidade acadêmica serviços com o objetivo de atendê-los de forma satisfatória, de acordo com a realidade onde está situada; e à comunidade externa, acesso livre a todo conteúdo dos acervos (impressos e multimídia) mediante pesquisa local. Os horários de funcionamento variam de acordo com o campus.

    Disponibiliza acesso à Internet através de computadores e rede wi-fi, área com mesas para estudo em grupo e baias para estudo individual, proporcionando um espaço dinâmico de convivência ao ensino, pesquisa e extensão, tripé de sustentação institucional.