Você está aqui: Página Inicial > Exame > Como se inscrever
conteúdo

O Ifal adotou uma nova forma de ingresso para o processo seletivo 2021. Com vistas nas medidas de segurança e prevenção à pandemia do coronavírus, não haverá aplicação de provas presenciais nesta nova edição!

Dessa forma, leia atentamente ao edital, pois as inscrições no Exame de Seleção serão realizadas exclusivamente pela Internet.

 

Cadastro

A página de inscrição no processo seletivo foi reformulada. Desse modo, mesmo quem já possui cadastro no sistema antigo, terá que fazer um novo cadastro. Acesse o site exame.ifal.edu.br e clique no menu "Cadastrar", que fica no alto da página entre os links "Exames" e "Perguntas frequentes", e em seguida clique no link "Fazer cadastro".

No campo de informações básicas o candidato deverá informar obrigatoriamente seu número de CPF, não sendo aceito em hipótese alguma outro CPF. Também são dados obrigatórios o nome completo, data de nascimento, endereço físico e e-mail. No caso de candidatos menores de idade, eles deverão fornecer, além de seus próprios dados, os dados do responsável. Ah! Deixe a senha anotada para não esquecer!

Muita atenção no preenchimento correto do e-mail, pois as informações referentes ao processo seletivo serão encaminhadas por esse meio de comunicação. Outra informação importante é o preenchimento da data de nascimento, pois de acordo com o edital, será utilizada como critério de desempate.

De acordo com o edital, é total responsabilidade do candidato o preenchimento correto das informações!


Inscrição

Cada candidato poderá ter apenas uma inscrição por seleção. Para as inscrições por cota, o candidato deve concorrer apenas por uma cota. Nesta edição, o percentual das cotas reservadas a candidatos de escola pública aumentou, passando de 50% para 60%.

Em razão do novo método de seleção, será necessário anexar já no momento da inscrição a cópia digitalizada do CPF e uma cópia digitalizada (frente e verso, se for o caso) do Histórico Escolar ou Declaração Escolar. O histórico escolar ou declaração a ser anexada deverá conter o nome completo do candidato, o carimbo e a assinatura do responsável pela escola (o documento anexo poderá ter no máximo 10MB, em formatos PDF/JPEG/JPG/TIFF/PNG).

No caso de impossibilidade de anexar a cópia digital do Histórico Escolar, o candidato poderá anexar a cópia digital da DECLARAÇÃO ESCOLAR emitida pela escola conforme modelo constante nos editais publicados pelo Ifal.

Os candidatos à modalidade integrado serão selecionados mediante análise do histórico escolar considerando as notas do 6º ao 8º ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Para os candidatos aos cursos subsequentes, serão consideradas as notas do 1º e do 2º ano do ensino médio nas disciplinas mencionadas.

 


* Em caso de erro ou desistência, será possível cancelar a inscrição, mas o novo site deixará registrado todas as inscrições feitas pelo usuário, inclusive as canceladas!

 

Confira o tutorial de inscrição no vídeo abaixo.