Você está aqui: Página Inicial > Eventos > V ENNEABI

V ENNEABI

por Luciana Fonseca publicado 30/09/2019 15h41, última modificação 30/09/2019 15h41
18 e 19/10 - Satuba
Quando 18/10/2019 a 08h00 19/10/2019 a 18h30 a
Onde Campus Satuba
iCal

Nos dias 18 e 19 de outubro, o Campus Satuba sediará o 5º Enneabi, um encontro nacional que reúne Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e grupos correlatos de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. As inscrições estão abertas até o dia 13 de outubro e podem ser feitas por este link.

A programação conta com 12 oficinas e 6 mesas-redondas, além de apresentações de trabalhos acadêmicos (oral e pôster), apresentações artístico-culturais, feira de livros e feira gastronômica. No segundo dia (19), será realizada uma visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

Com o tema geral "Lutas e resistências contemporâneas das populações Quilombolas, Negras e Indígenas", o evento traz seis sessões temáticas:

• Cultura, educação e currículos escolares de/para negros e indígenas (coordenada por Izanete Marques Souza e Paulo de Oliveira Nascimento);
  • Assistência social e políticas públicas para negros e indígenas (coordenada por Evelyn Correia de Oliveira Cavalcante);
  • Identidade, Território e territorialidades (coordenada por Flávio Augusto de Aguiar Moraes);
  • Religiosidades afro-brasileiras e indígenas (coordenada por Herliton Rodrigues Nunes);
  • Feminismos, movimentos LGBTQIA+ e violência (coordenada por Pablo Fabricio da Conceição)
  • Etnociência e Tecnologias da Informação (coordenada por Paulo Roberto Faber Tavares Junior).

O evento está sendo organizado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e também integrará o 1º Encontro de Coordenadores e Membros de Neab's, Neabi's e grupos correlatos do estado de Alagoas (Enneal). Siga o @5enneabi no Instagram para saber como se inscrever e ver a programação completa!