Você está aqui: Página Inicial > Campus > Site > Penedo Notícias > Equipe da Diex se reúne com servidores do Campus Penedo para tratar da brigada de incêndio

Notícias

Equipe da Diex se reúne com servidores do Campus Penedo para tratar da brigada de incêndio

Servidores efetivos e terceirizados devem manifestar interesse em compor o grupo, até 10 de maio.

por Lidiane Neves - jornalista publicado: 23/04/2019 14h48 última modificação: 03/05/2019 11h28

Membros da Diretoria de Infraestrutura e Expansão do Ifal (Diex) estiveram no Campus Penedo, nesta terça-feira (23), para conversar com servidores efetivos e terceirizados sobre a formação da brigada local de incêndio. Responsáveis por atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes, as brigadas constituem grupos de pessoas previamente treinadas para prestar atendimento em situações de emergência dentro da instituição.

Na ocasião, a arquiteta e urbanista Jordannya Silva contextualizou a necessidade de criação e atuação do grupo, tendo em vista a obra em andamento na unidade de ensino para adequação dos sistemas de combate a incêndio e pânico e de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). O serviço foi iniciado em dezembro do ano passado e se estenderá até o final de maio, com a instalação do sistema de alarme, extintores e hidrante e a sinalização para indicação de rotas de fuga, entre outras ações. “A obra ocorre em atendimento às exigências do Corpo de Bombeiros e, quando finalizada, o campus passará por uma vistoria para que seja emitido o AVCB, documento que certifica as condições de segurança do prédio, conforme previstas na legislação”, explicou a servidora.

Jordannya Silva, arquiteta e urbanista, e Alexandre Correia, engenheiro de Segurança do Trabalho.Além da formação da brigada, a equipe da Diex promoverá uma ação de conscientização junto aos estudantes do campus para que conservem os equipamentos de segurança que estão sendo instalados. “Já confirmamos com o Corpo de Bombeiros, que virá ao Ifal Penedo no dia 15 de maio, às 10h, ministrar palestra sobre a importância do sistema de combate a incêndio e pânico”, informou o engenheiro de Segurança do Trabalho, Alexandre Correia, justificando a necessidade da ação, com base nos problemas já ocorridos em outros campi. “Infelizmente, temos casos de alunos que danificam extintores e sensores de fumaça. Além do custo financeiro, trata-se de uma atitude que gera risco à segurança das pessoas, uma vez que, numa situação de emergência, a realização dos procedimentos básicos ficam comprometidos. Por isso, precisamos sensibilizá-los sobre a importância desse sistema”, ressaltou o servidor.

Para a formação da brigada de incêndio, servidores efetivos e terceirizados devem encaminhar e-mail ao Gabinete da Direção-Geral (gabinete.penedo@ifal.edu.br), até 10 de maio, informando o nome completo e número do Siape. O treinamento dos futuros brigadistas acontecerá entre os dias 29 e 31 de maio. A capacitação também será aberta a todos da comunidade interna que não pretendem integrar a brigada, mas têm interesse em conhecer o funcionamento do sistema de combate a incêndio e pânico, saber aplicar os procedimentos básicos estabelecidos no plano de emergência e praticar atendimento de primeiros socorros. As inscrições devem ser feitas também até 10 de maio, mediante o preenchimento do formulário de capacitação interna e seu envio por e-mail ao Gabinete ou entrega na recepção do campus.

CLIQUE AQUI para baixar o formulário.