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Curso de Química subsequente tem primeiros trabalhos de conclusão apresentados

Ao todo, foram 12 trabalhos defendidos neste final de semestre letivo, entre TCCs e relatórios de estágio.

por Lidiane Neves - jornalista publicado: 12/03/2019 16h22 última modificação: 12/03/2019 18h50

Com o fim do período letivo 2018.2, o curso técnico em Química subsequente ao ensino médio inaugurou uma etapa que se tornará rotina a cada fim de semestre. Trata-se da apresentação dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) ou dos relatórios de estágio, instrumentos de avaliação final que integram o componente prática profissional.

Para a coordenadora do curso de Química, Luciane Brito, mais que um instrumento de avaliação, a apresentação dos trabalhos finais representa o momento de expressar o que os estudantes aprenderam ao longo do curso. É também a iniciação e envolvimento do técnico em formação na área da pesquisa científica, uma vez que tanto o TCC quanto o relatório de estágio exigem um sistemático trabalho intelectual até resultar na elaboração do texto com todas as regras do meio acadêmico. “Confesso que fiquei muito orgulhosa dos resultados, tendo em vista a pouca experiência dos alunos com o mundo acadêmico e da pesquisa científica”, destacou a docente.

Josemar Barbosa, apresentou relatório de estágio sobre o processo de tratamento e controle de qualidade da água realizado pelo SAAE de Penedo.Ao todo, foram 12 trabalhos defendidos, entre TCCs e relatórios de estágio (confira abaixo a relação completa). “No caso dos relatórios, eles não se resumem a um relato de experiência. Trata-se de uma análise crítica de algum processo acompanhado pelo estudante durante seu estágio”, esclareceu Luciane. O aluno Josemar Barbosa, por exemplo, escolheu abordar o processo de tratamento e controle de qualidade da água realizado pela unidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em Penedo.

Durante os três meses de estágio no laboratório da estação de tratamento, Josemar teve a oportunidade de acompanhar o processo de análise da água, desde a captação no rio até a distribuição nas casas. “Foi uma experiência muito rica de aprendizado prático e também um desafio escrever sobre o assunto, pois quando ingressei em 2017 no Ifal, estava há oito anos fora da sala de aula”, disse o estudante, que já é funcionário do SAAE há sete anos como encanador e agora almeja ser contratado como técnico em Química para o laboratório. 

Lista de trabalhos finais apresentados - Química Subsequente (Turma 2017.1)

Aluno/a

Título do Trabalho

Orientador/a

Ronivaldo Santos Barros

Tecnologia de produção de álcool hidratado
da Usina Caeté S/A-Unidade Marituba

Luciane Brito Oliveira

Cícero Damião Gomes da Silva

Análise de PCTS da Usina Caeté S/A-Unidade Marituba

José Diego Soares

Josemar Barbosa

 Tratamento e controle de qualidade da água realizado pelo
serviço autônomo de água e esgoto (SAAE) de Penedo/AL

Ruth Dacal

Thiago dos Santos

Fatores que afetam o processo fermentativo no setor energético

José Diego Soares

Washington dos Santos Torres

Obtenção de sabão a partir de óleos residuais

Luciane Brito Oliveira

Maria Tamires Pinto de Sena

Análises Laboratoriais em indústria de derivados de coco

Felipe Thiago Caldeira

Maria Carolina Lima Farias

Avaliação do potencial de substituição de sílica por cinzas de bagaço de cana
em pastas de cimento poliméricas – Estudo de resistência ao ataque ácido

Andrea Macleybiane Tavares

Jayanne Vieira Santos

Análise sensorial e controle de qualidade do iogurte

Mayara Feliciano

Leandro Santos Pinheiro

Controle, processamento e conservação da polpa de frutas

Mayara Feliciano

Danrley Rosalvo da Silva Santos

Reutilização de resíduos da construção civil classe A

Ruth Dacal

Welisson Lisboa Souza

Efeito do volume de sulfato de alumínio no processo de tratamento de água

Felipe Thiago Caldeira

Maria Elena Gomes Santos

Estudo da utilização de diferentes substratos no processo fermentativo para a produção de etanol através de análises microbiológicas

Felipe Thiago Caldeira