Você está aqui: Página Inicial > Campus > Site > Penedo Notícias > Assistência Estudantil: inscrições abertas para seleção de bolsistas

Assistência Estudantil: inscrições abertas para seleção de bolsistas

Para se inscrever, estudante deve preencher o Questionário Socioeconômico, que ficará disponível no site até 2 de março.

por Lidiane Neves - jornalista publicado: 26/01/2018 12h58 última modificação: 01/02/2018 10h41

Começam nesta quinta-feira (1º) as inscrições para a seleção de bolsistas dos programas da Assistência Estudantil do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo. Para se inscrever, o estudante deve preencher o QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO, já disponível no site, na página do Serviço Social ligada à pasta da Assistência Estudantil. O prazo é até 2 de março e podem participar da seleção estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados (Açúcar e Álcool e Meio Ambiente) e subsequente (Química).

A finalidade dos programas da Assistência Estudantil é possibilitar condições para o acesso, a permanência com qualidade e a conclusão com êxito do corpo discente nos cursos. O EDITAL lançado contempla duas modalidades de programas: Auxílio Permanência (PAP) e Bolsa de Estudo (PBE). Ainda não há quantitativo de vagas definido para cada programa. Esse número será atualizado com base na dotação orçamentária e financeira prevista para a área de Assistência Estudantil e avaliação do setor de Serviço Social do campus.

Etapas da seleção Depois de preencher o Questionário Socioeconômico, o estudante terá entre os dias 5 e 9 de março para entregar, na recepção do campus, todos os documentos solicitados no edital. Vale lembrar que a documentação deve estar completa, pois a pendência de qualquer documento cancelará a possibilidade de seguir adiante no processo de seleção.

A documentação exigida inclui o requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado, declaração de composição familiar, RG, CPF, foto 3x4, comprovante de endereço, comprovação de renda e de gastos. A lista com todos os documentos está disponível no ITEM 12 DO EDITAL e os modelos de requerimentos e declarações podem ser baixados na página Assistência Estudantil/Serviço Social, no site do Ifal Penedo.

A etapa seguinte será a entrevista, cujo calendário com os nomes das pessoas inscritas, a data e o horário do agendamento será divulgado em 16 de março. Conforme o edital, o período de entrevistas vai de 19 de março a 4 de maio, na sala do Serviço Social.

Após as entrevistas, o setor de Serviço Social se encarregará de fazer, entre 7 e 11 de maio, a análise socioeconômica com base nos documentos recebidos e em visitas domiciliares, quando necessárias. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 11 de maio, com prazo de um dia útil para interposição de recurso (14 de maio). O resultado final sairá no dia seguinte, 16 de maio, e a assinatura do Termo de Compromisso para recebimento da bolsa ocorrerá em 17 de maio.