Você está aqui: Página Inicial > Campus > Site > Penedo Notícias > Aberto cadastro para seleção de bolsistas da Assistência Estudantil

Notícias

Aberto cadastro para seleção de bolsistas da Assistência Estudantil

Formulário único disponibilizado no SIGAA permite inscrição em diferentes programas.

por Lidiane Neves - jornalista publicado: 09/04/2019 18h52 última modificação: 23/04/2019 17h13

Estudantes do Campus Penedo interessados em pleitear o acesso a programas da Assistência Estudantil já podem se inscrever. Este ano, o Ifal unificou o cadastro, disponibilizando no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) o questionário socioeconômico para seleção de bolsistas dos programas de Auxílio Permanência (PAP), Bolsa de Estudo (PBE), Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad) e Alimentação e Nutrição Escolar (Panes).

As vagas ofertadas podem ser pleiteadas por estudantes regularmente matriculados em um dos cursos técnicos presenciais do Ifal Penedo: Açúcar e Álcool, Meio Ambiente e Química (integrado e subsequente). É necessário acessar a página do SIGAA, fazer login, inserir todos os dados solicitados e selecionar os programas que deseja concorrer (CLIQUE AQUI para conferir o passo a passo). Abaixo, veja as informações sobre cada programa, prazos e etapas de seleção:

Programa de Auxílio Permanência (PAP)

O programa tem como objetivo possibilitar condições básicas de permanência aos estudantes no desenvolvimento das atividades escolares. Conforme o Edital 01/2019, a oferta é de 50 vagas e os valores das bolsas serão ainda definidos com base na realidade orçamentária do campus.

Todos os interessados devem se inscrever até 28 de abril via SIGAA e entregar os documentos solicitados, na recepção do Campus Penedo, no período de 22 a 29 de abril. A documentação deve estar completa, pois qualquer pendência cancelará a possibilidade de seguir adiante no processo de seleção. A lista de documentos a ser entregues deve ser conferida no item 12 do Edital 01/2019. Os modelos de requerimentos e declarações estão disponíveis no site do Ifal Penedo, na página da Assistência Estudantil > Serviço Social (CLIQUE AQUI para acessá-la).

A etapa seguinte será a entrevista, de 8 de maio a 7 de junho. O calendário com os nomes dos estudantes a serem entrevistados, com data e horário específicos será divulgado em 7 de maio. Após as entrevistas, o setor de Serviço Social se encarregará de fazer, entre 10 e 14 de junho, a análise socioeconômica com base nos documentos recebidos e em visitas domiciliares, quando necessárias. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 18 de junho.

Programa Bolsa de Estudo (PBE)

Tem como objetivo incentivar a participação de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas atividades de Pesquisa e Extensão do Ifal. O processo seletivo segue as mesmas normas e prazos estabelecidos para o Programa de Auxílio Permanência no Edital 01/2019. A oferta é de duas vagas e o valor da bolsa será definido por meio de portaria a pedido da Diretoria de Políticas Estudantis (DPE) do Ifal.

Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad)

O programa tem como objetivo promover o protagonismo estudantil, práticas de socialização, boas condutas, trabalho em equipe, motivação e cidadania, mediante incentivos para treinamentos, cursos e/ou oficinas complementares à formação acadêmica. Conforme o Edital 02/2019, são 10 vagas e somente poderão realizar a inscrição o estudante pré-selecionado pelos docentes de Educação Física ou Artes. O prazo para se inscrever via SIGAA é até 16 de abril.

As etapas de seleção seguintes compreendem a realização de entrevistas e entrega de documentos. A lista de documentos a ser entregues deve ser conferida no item 11 do Edital 02/2019. O calendário com data e horário específicos da entrevista será divulgado em 29 de abril. Por fim, o Serviço Social se encarregará das análises socieconômicas para divulgação do resultado preliminar.

Programa de Alimentação e Nutrição Escolar (Panes)

O programa tem por objetivo a oferta de refeições que atendam às necessidades nutricionais do estudante durante o período letivo, assim como a realização de Educação Nutricional para contribuir com o rendimento escolar, aprendizagem e a formação de práticas alimentares saudáveis, visando à permanência e conclusão de curso. Não há número limitado de vagas para acesso gratuito ao refeitório do campus. No SIGAA, devem preencher o questionário socioeconômico disponível não apenas os estudantes novatos, como também os veteranos já inseridos no Panes, para atualização das informações cadastrais.

Em caso de dúvidas sobre os programas PAP, PBE e Pipad, pode-se enviar e-mail para servicosocial.penedo@ifal.edu.br. Sobre o cadastro para o Panes, o contato é pelo e-mail nutricao.penedo@ifal.edu.br ou telefone (82) 2126-6417.