Você está aqui: Página Inicial > Campus > Site > Penedo Notícias > Abertas inscrições para Encontro de Comunidades Quilombolas no Ifal Penedo

Notícias

Abertas inscrições para Encontro de Comunidades Quilombolas no Ifal Penedo

Evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de julho; prazo para submissão de trabalhos encerra-se dia 20/06.

por Lidiane Neves - jornalista publicado: 11/06/2018 14h59 última modificação: 19/06/2018 09h48
Inscrição para público em geral vai até 25/6.

Inscrição para público em geral vai até 25/6.

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo se prepara para sediar o 4ª Encontro e 3ª Jornada Científica de Comunidades Quilombolas e Povos de Terreiro de Alagoas (Enconquite), entre os dias 25 e 27 de julho. As inscrições já estão abertas e com prazo até 20 de junho para quem vai submeter trabalhos. Os demais interessados podem se inscrever para participar do evento até 25 de junho, no endereço https://goo.gl/zHEZqP.

O Enconquite tem como objetivo promover o encontro de comunidades quilombolas e religiosas de matriz africana de Alagoas e aproximá-las do universo acadêmico, através da divulgação e socialização das pesquisas realizadas. A ideia é utilizar a troca de experiências entre as comunidades, docentes e estudantes, para ampliar as ações e contribuições na qualidade de vidas dos povos quilombolas.

Como metodologia, o Enconquite se utiliza de apresentação de trabalhos, rodas de conversa, atividades culturais, mostra de fotografias e pactuação entre as três esferas de governo e as lideranças comunitárias representadas. Além de comunidades quilombolas do espaço urbano e rural, religiosos de matriz africana, professores e estudantes, o público-alvo do evento inclui gestores nas esferas federal, estadual e municipal, profissionais da saúde e artistas.

O Encontro e Jornada Científica de Comunidades Quilombolas e Povos de Terreiro de Alagoas é uma realização do Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB) e, nesta 4ª edição, tem o Ifal Penedo como correalizador. A comissão organizadora local está sob a coordenação dos docentes que integram o Programa de Extensão Minha Comunidade: Jarbas Mauricio, Joallan Rocha e Marcio Abreu.

registrado em: