Você está aqui: Página Inicial > Campus > Site > Palmeira dos Índios Notícias > Ifal de Palmeira dos Índios promove aula inaugural do Pronatec

Ifal de Palmeira dos Índios promove aula inaugural do Pronatec

por publicado: 01/12/2017 13h37 última modificação: 01/12/2017 13h37

Por: Monique de Sá

Desde 2012, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, vem ofertando cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Visando à expansão, interiorização e democratização de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população, o Instituto vem dando continuidade a essas ações, por isso na noite desta quinta-feira, 30, foi realizada mais uma aula inaugural do programa no campus.

Desta vez, o curso ofertado é o de Agente Cultural com carga horária de 292 horas e que irá atender a 35 alunos da região. Nele constam disciplinas voltadas ao Empreendedorismo, Antropologia Cultural, Ética, Cidadania, Informática, Produção de Texto e Patrimônio Histórico e Cultural.

Segundo o professor e coordenador adjunto do Pronatec, Ednaldo Pimentel, a oferta do curso de Agente Cultural reflete a necessidade de que a cidade de Palmeira dos Índios tem na formação de pessoas ligadas ao turismo e à cultura.

“Com a estruturação do trem rota de Graciliano Ramos que sairá do município de Quebrangulo em direção à Palmeira dos Índios e vice-versa, este curso será de suma importância para a região. Através de um planejamento, sentimos a necessidade de implantação e tivemos sua homologação por meio do Ministério da Cultura (MinC)””, explica Ednaldo.

O curso tem previsão de término para 9 de março de 2018 e ocorrerá no turno da noite. Os alunos foram selecionados através de um cadastro feito na Secretaria de Assistência Social do Município e são em sua maioria de baixa renda ou desempregados.

Na solenidade de abertura estiveram presentes a diretora-geral do campus, Ana Quitéria Menezes; o coordenador adjunto do Pronatec, Ednaldo Pimentel; a secretária de cultura, Isvânia Marques, que proferiu uma palestra sobre Turismo Cultural: estratégia de desenvolvimento sustentável; a representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mônica Tavares; o assistente do Pronatec no campus, Manoel Messias Ferreira e alunos.

Sobre o Programa

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o intuito de ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

De 2011 a 2014, por meio do programa, foram realizadas mais de 8,1 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de qualificação profissional, em mais de 4.300 municípios. Em 2015, foram 1,3 milhão de matrículas.